planejamento e gerenciamento de mudanças

As empresas estão procurando maneiras mais eficazes de gerar novos clientes e negócios, e as plataformas de automação de marketing se apresentam como uma solução atraente. Como resultado, a automação de marketing está explodindo como a ferramenta de escolha dos profissionais de marketing.

Os profissionais de marketing precisam se conscientizar, no entanto, que todas as soluções de automação de marketing – não importa quão populares ou atraentes – apresentam desafios. Desafios relacionados a falta de estratégia, com a qualidade e integração de dados. Desafios relacionados à criação de conteúdo suficiente a um custo razoável. Desafios relacionados a processos inadequados de marketing, com a falta de alinhamento entre marketing e vendas, falta de pessoal qualificado, seleção de métricas, e assim por diante.

Planejamento e Gerenciamento de Mudanças

A automação de marketing é complexa e requer investimento de suas equipes para traduzir os processos existentes em processos de Vendas e Marketing estabelecidos antes de implementá-los. Para se ter sucesso na implantação de qualquer plataforma de Marketing Cloud, é preciso um trabalho de planejamento e gerenciamento de mudanças, com uma abordagem estratégica que identifique lacunas e estipule processos corretos e bem definidos, que devem preceder a tecnologia.

É importante evitar a síndrome do "novo brinquedo", no qual a pressa de se montar e implantar um novo Sistema de Marketing Cloud é tão grande, que o planejamento apropriado e necessário exigido para o projeto é ignorado, e a plataforma começa a ser subutilizada inicialmente como uma ferramenta de e-mail marketing ou focada em táticas não alinhadas com a estratégia.

A implantação de um Marketing Cloud necessita de um conjunto altamente sofisticado de regras e processos, planejados para poder qualificar, nutrir, gerenciar e promover os leads através das diversas fases do funil de marketing / vendas. Há necessidade de se criar/adicionar novas funções na área de Marketing, criar e adotar fluxos de trabalho mais específicos para os diferentes tipos de engajamento com leads, criar mecanismos de coordenação entre funções e linhas de negócio e padronizar a adoção de um conjunto comum de ferramentas de tecnologia.

Muitas empresas que utilizam Marketing Cloud estão realizando apenas uma fração de seu potencial porque tendem a se concentrar na tecnologia para melhorar a eficiência e executar suas ações táticas. É preciso mais foco em fazer as coisas certas do que em fazer as coisas da melhor maneira, caso contrário, pode-se estar fazendo as coisas erradas da forma mais eficiente, o caminho mais rápido para o desastre.

O que você pode fazer para proteger seu investimento e realizar o verdadeiro potencial da automação de marketing? Aqui vai minha recomendação:

  • Contratar um profissional.
  • Montar uma equipe.
  • Fazer uma análise da situação de definir o grau de maturidade dos processos de marketing.
  • Alinhamento com e estratégia de negócio (objetivos, métricas, KPIs).
  • Elaborar o perfil do cliente ideal e personas do comprador.
  • Propostas de valor.
  • Jornada do Comprador – Mapear as principais fases do processo de decisão de compra dos prospects, para usá-las como a base da gestão de um Marketing (nutrição e qualificação) integrado ao pipeline de venda
  • Mapear e definir alinhamento de processos entre as áreas de Marketing e Vendas, Desenvolvimento de produtos, Atendimento ao Cliente, TI.
  • Organização dos dados corretos, higienização e padronização do banco de dados.
  • Estratégia de conteúdo.
  • Gerenciamento de Leads (Nutrição, Qualificação, Distribuição, Conversão)

 

Para obtenção dos benefícios e realização do potencial de automação de marketing, é preciso compromisso e investimento organizacional. Se você está disposto a investir tempo e dinheiro para executar corretamente, então vá em frente. A automação de marketing, juntamente com o marketing de conteúdo tem o potencial de ser a sua maior alavanca para fazer crescer suas vendas e dimensionamento de seu negócio.

Se sua empresa pretende iniciar ou evoluir de fase em sua jornada do marketing em direção a transformação digital e disrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.

Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br

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Em Automação de Marketing, o planejamento deve preceder a tecnologia.
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