marketing ágil

O Marketing Tradicional costuma adotar processo muito lineares e geralmente muito previsíveis. Os profissionais de marketing desenvolvem estratégias (por vezes ao longo de vários meses), e criam planos para apoiar a implantação das estratégias e executar as tarefas.

Hoje em dia, em muitos casos, essa abordagem não funciona mais para equipes internas ou para os clientes. A natureza do engajamento digital em tempo real e o nível de expectativas dos clientes requer uma abordagem mais rápida e simplificada. Na maioria das vezes as empresas não estão organizadas para atender a essas necessidades. O Marketing Ágil surgiu nos últimos anos como uma maneira de atender as demandas do marketing moderno, repensando a forma de liderança e a cultura do marketing, bem como repensando a gestão e as operações da função de marketing.

O marketing ágil propõe um ambiente de teste e aprendizado quase contínuo para determinar o que funcionará melhor para atender às metas de marketing. Uma advertência: nem todas as iniciativas de marketing são adequadas ao princípio do marketing ágil, por exemplo, uma iniciativa global de mudança de marca.

Scott Brinker define os "valores" de marketing ágil como:

  • Muitos pequenos experimentos em vez de algumas grandes apostas.
  • Testes e dados em vez de opiniões e convenções.
  • Tribos íntimas de clientes em vez de mercados de massa impessoais.
  • Engajamento e transparência em vez de uma postura oficial.

 

As Forças do Mercado impulsionaram a adoção do Marketing Ágil

O Marketing tornou-se uma disciplina "software-powered". O Marketing está inexoravelmente ligado a tecnologia. Com toda a integração existente, há influência direta nas áreas das empresas e em suas inter-relações. Uma infinidade de ferramentas e soluções técnicas apoiam Marketing de todas as formas possíveis. A tendência de convergência entre Marketing e tecnologia tende a continuar evoluindo. O Marketing moderno está cada vez mais complexo e dependente da tecnologia.

A enorme proliferação de softwares de marketing também é um fator na ascensão do Marketing Ágil. Basta dar uma olhada no gráfico "o meio ambiente de  Martech Software" do Scott Brinker.

Mas ferramentas de tecnologia de marketing são realmente apenas isso – ferramentas para nos ajudar a executar tarefas.

Scott Brinker identifica cinco dinâmicas digitais enfrentadas pelos profissionais de marketing, que o marketing ágil ajuda a abordar:

  1. Velocidade: A taxa na qual a pesquisa e o consumo de dados acontece é o fator predominante que domina o digital. A comunicação acontece mais rapidamente e se espalha mais rapidamente através da internet e redes sociais para criar a "cultura do agora"
  2.  Adaptabilidade: Ao contrário do mundo físico, o "mundo digital é quase infinitamente maleável e adaptável, as mudanças podem ser implementadas em quase qualquer momento, muito rapidamente e geralmente a baixo custo, assim os clientes estão começando a esperar uma personalização, um-a-um Experiência feita 'apenas para eles' "
  3. Adjacência: Tudo é mais e mais rápido em um mundo digital. Isso significa que certas ações e interações do cliente mudaram completamente, como a ideia tradicional de competição ou a "assimetria de informação" que os vendedores costumavam ter sobre os compradores, onde os vendedores tinham todas as informações e o comprador tinha que se engajar com eles para obter o que precisavam.
  4. Escala: A escala inclui o volume de dados; quão rapido o conteúdo pode ser distribuído através das redes; e os algoritmos que substituem a tomada de decisão humana. Isso requer "encontrar o equilíbrio certo entre escala automatizada e julgamento humano" e é um desafio contínuo de gerenciamento para os profissionais de marketing digital.
  5. Precisão: O digital nos dá a capacidade de ser muito preciso quando se trata de quantificar nossas ações como profissionais de marketing. Podemos medir praticamente qualquer coisa e tudo isso adiciona mais uma camada de complexidade ao mix.

 

O desafio é a mudança contínua

Toda essa dinâmica digital se torna difícil de gerenciar, quando estamos tentando nos aproximar dos clientes e criar interações personalizadas em tempo real.

O marketing ágil ajuda a resolver essas dificuldades, mas está em desacordo com a maneira específica que os canais da maioria das áreas de marketing estão estruturadas (por exemplo, web, marca, social, e-mail, pesquisa etc.).

Se os clientes não enxergam suas interações como sendo por canais, por que seu marketing deveria?

Os profissionais de marketing procuram estratégias para lidar melhor com a velocidade das mudanças – lidar com um maior volume de mudanças, executar as mudanças mais rapidamente e responder de forma mais eficaz.

Utilização de aplicativos integrados

Para praticar o Marketing Ágil, é preciso adotar a utilização de aplicativos integrados. Sistemas de gerenciamento de leads e Automação de Marketing, integrados com sistemas de CRM, permitem lidar com as mudanças, podendo revelar oportunidades para atingir novos mercados, lançar luz sobre as demandas dos clientes, e redirecionar sua estratégia de negócios em tempo real com base em dados que a empresa nem sabia que existia.

É preciso integrar plenamente Automação de Marketing e CRM. Isso permite que Vendas identifique não só uma ordem de hierarquia para abordagem de leads, mas também obtenha informações-chave de comportamentos online que nortearão abordagens mais relevantes. Quando os dados disponibilizados são os mesmos entre CRMs e Sistemas de Automação de Marketing, o nível de confiança é mantido e o valor destas ferramentas de capacitação aumenta.

 

Se sua empresa pretende iniciar uma nova fase ou evoluir em sua jornada no marketing em direção a transformação digital e disrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.

Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br

CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:

(Visited 286 times, 1 visits today)
Marketing Ágil: a solução para enfrentar mudanças constantes
Verified by MonsterInsights