O funil de vendas tradicional não se aplica mais em função das tecnologias disponíveis para o comprador utilizar em seu processo de compra, bem como o número de pessoas envolvidas que participam do Comitê de Compras.

 

O funil de vendas B2B tradicional não se aplica mais

O funil tradicional tem apelo porque parece bastante lógico. Ele tem o êxito de capturar alguma versão simplificada da verdade sobre como as vendas da empresa funcionam.

Mas o funil está enraizado em uma época em que os compradores eram pobres em informações, informações que eram fornecidas pelos vendedores, os ciclos de vendas eram mais lentos e os vendedores precisavam vencer vários “gatekeepers” para alcançar um potencial comprador.

Chegou a hora de aceitar que o funil de compras já não reflete como nossos clientes tomam decisões de compra – especialmente quando se está vendendo serviços baseados na nuvem. Só assim poderemos adotar ferramentas e estratégias mais adequadas às novas realidades de como engajar e converter prospects B2B.

 

Os compradores adotam rotas irregulares

Um recente artigo da McKinsey & Co. aponta que a visão determinista da "jornada do comprador", onde uma marca pode levar um prospect de forma mais ou menos linear, desde a fase de consciência até a realização da compra, não se sustenta mais.

A pesquisa da McKinsey revelou que os compradores estão adotando um caminho não linear para comprar. As marcas concorrentes entram e saem das preferências dos prospects, e até mesmo programas de CRM e de fidelidade integrados estão perdendo eficácia em mantê-los na rota de compra.

"Vemos esses dados como um sinal importante de que novas tecnologias e maior escolha estão mudando a forma como os consumidores estão pensando e agindo em suas jornadas de compra". Olhe para o funil como sendo um tornado, e você poderá ter um modelo que está mais próximo da realidade de como o comprador de hoje está a tomando uma decisão de compra. Não é um processo ordenado, e definitivamente não é linear.

A forma de comprar mudou! Sua empresa se adaptou à forma de vender?

Os clientes reais são muito mais autodirigidos. Eles se movem dentro e fora deste funil na nuvem, conforme suas vontades. Alguns podem continuar na rota planejada, mas a maioria vai passear e reentrar em pontos imprevisíveis.

Além disso, a variedade de pontos de contato, mensagens de concorrentes e ruído de mídia que eles encontram aumentam a complexidade e os desafios.

 

Orientando a Jornada do Comprador

 

No final do dia, mantê-los engajados é o que faz a diferença, especialmente quando o instituto Gallup diz que apenas 29 por cento dos clientes B2B estão realmente engajados, sendo o resto ou indiferente ou ativamente não engajados com as marcas. Os clientes engajados são os que comprovadamente geram maior receita e rentabilidade.

Então, como mantê-los engajados dentro desse funil que parece um tornado? Algumas filosofias e táticas de growth hacking podem ajudar a superar estes desafios.

 

Adotando a mentalidade de growth hacking

 

Growth Hacking: para melhorar a experiência do cliente

A mentalidade de growth hacking, que é sobre experimentação ágil. É menos sobre adoção de táticas específicas e mais sobre seguir várias estratégias comprovadas que vão ajudar a domar o tornado:

 

  • Abrace a agilidade

Você não está lidando mais com um modelo estático, linear. Seu prospect está se expondo de todos os tipos de inputs pata tomar uma decisão. É preciso alinhar sua cultura de marketing e vendas para antecipar suas necessidades. Velocidade e flexibilidades são essenciais. Não fique esperando por leads qualificados.

 

  • Experimentar e testar constantemente

A experimentação e testes estão no cerne do growth hacking. O mesmo experimentalismo e mensuração que se aplica ao desenvolvimento de produtos precisa se tornar parte do marketing e vendas.

O modelo de compra "nuvem funil" muda sua forma e direção constantemente ao longo do tempo, exigindo que você teste constantemente novas maneiras de se conectar e converter prospects.

 

  • Analise os concorrentes no mercado

Para combatê-los, você tem que investir em persistentemente em auditoria de sua reputação, análise dos segmentos, atividade dos concorrentes e recolher outras informações de inteligência do mercado.

Mais do que isso, é preciso estar pronto para reagir a uma mudança inesperada no ambiente. Como tornados, as oportunidades podem vir inesperadamente. Não fique super analisando, apenas aja.

 

  • Construa empatia e escute sua intuição

Uma persona do comprador tradicional e superficial não vai ajudá-lo muito se você estiver tentando engajar prospects com base na verdadeira empatia e compreensão de suas necessidades e desejos. Sim, as personas ricas e profundas com base em entrevistas, dados de terceiros e outros recursos podem ajudar a desenvolver mensagens eficazes e táticas de segmentação. Mas ao se colocar no lugar de seus clientes e tomar decisões rápidas a partir dessa perspectiva de empatia, pode-se ir muito mais longe do que qualquer pretensão de uma persona do comprador padrão.

 

  • Foco na experiência total do usuário

A experiência do comprador se inicia desde o primeiro contato, passando por todos os pontos de contato, até o pós-compra do produto/serviço.

 

  • Torne-se um editor de conteúdo

Os compradores B2B não estão mais procurando anúncios, eles estão procurando conteúdo útil que os ajuda a resolver problemas – e lhes dê uma boa ideia do poder intelectual por trás de uma marca. Crie um fluxo constante de conteúdo: blogs, e-books, white papers, SlideShares, vídeos e muito mais. E evite adotar um tom puramente vendedor.

 

  • Gere eventos de qualidade

Webinars dá aos prospects uma oportunidade de mergulhar na marca, equipe e ofertas. Os eventos geram uma imagem da acessibilidade, criam diálogo, e podem gerar material que pode ser reformatado através dos canais diferentes.

 

  • Ofereça avaliações/testes grátis

Deixe seus prospects experimentarem e vivenciarem alguns de seus serviços/produtos, para gerar valor e confiança.

 

Se sua empresa pretende iniciar uma nova fase ou evoluir em sua jornada no marketing em direção a transformação digital e disrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.

Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br

CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:

 

(Visited 245 times, 1 visits today)
B2B: Substituindo o Funil de Vendas pela Jornada do Comprador
Verified by MonsterInsights