No post Desafios no mercado brasileiro para desenvolver projetos de geração de demanda, mencionamos que uma das barreiras enfrentadas pelos profissionais de marketing era a falta de tempo. Muitos executivos estão focados no que é urgente e deixam de focar o que é importante.
Os profissionais de marketing sempre estão lidando com projetos importantes e demorados que parecem surgir diariamente. No mundo acelerado do marketing, nunca há tempo para recuperar o fôlego. Mas é precisamente por isso que a automação é tão crucial. Sem ela, você está deixando os dados se acumularem sem nenhuma maneira de utilizá-los, ou você está deixando ótimas oportunidades escapar através do funil de vendas porque não consegue ter uma visão para gerenciar seus leads e focar atenção.
Se é o custo uma outra barreira que o preocupa, você já considerou qual é o custo de não implementar a automação? Quanto dinheiro você já jogou pelo em seu funil de vendas ou desperdiçou recursos por não ter uma estratégia de dados para apoiar o desenvolvimento de conteúdo? Cada dia que você resiste a implantar um sistema de automação de marketing é outro dia de oportunidade perdida. Os compradores estão mudando seus hábitos quase que diariamente, e é impossível pensar que se pode reconhecer e acompanhar todas as tendências e nuances do comportamento dos leads/prospects por conta própria.
Mesmo se as coisas estão indo bem e o negócio é bom, aplicar escala para esse modelo, sem dúvida, significa adicionar tecnologia. As empresas se assustam com o termo "automação" por causa das conotações negativas em relação a padronização de mensagens. O objetivo da automação de marketing não é remover a personalização, mas sim as etapas manuais do processo de marketing.
A hora de investir em automação de marketing é agora!
Sua marca sofre aos olhos de sua audiência a cada e-mail inútil que é enviado, e o seu site está definhando na terceira página de resultados de pesquisa, porque você não alavancou seus investimentos em conteúdo adequadamente. Mesmo se você achar que está fazendo tudo certo, você não sabe se isso é sustentável a menos que você solidifique um processo que garanta o sucesso.
Um sistema de automação de marketing e pessoas capacitadas necessárias para operá-lo devem ser encaradas como um investimento. Os custos serão maiores, mas o crescimento das receitas tende a ser maior do que o aumento dos custos. Com o passar do tempo, à medida que a eficiência aumenta e se aprende a identificar fraquezas e a convertê-las em pontos fortes, o ROI cresce enormemente.
Automação de marketing não é só software
É preciso um trabalho de planejamento e gerenciamento de mudanças, com uma abordagem estratégica que identifique lacunas e estipule processos corretos e bem definidos, que devem preceder a tecnologia. É preciso promover uma mudança cultural – uma mudança de atitude em todas as equipes.
A automação de marketing, e especificamente o custo de implantação, não é nada a se temer. A tecnologia automatizada é projetada para levara a empresa num outro nível de maturidade do marketing (geração da demanda, ROI do programa de marketing, e lealdade do cliente). Mudanças sísmicas nem sempre são fáceis, mas nunca acontecerão corretamente se não se estiver disposto a investir numa equipe própria ou terceirizada que entenda a tecnologia.
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