orquestração da demanda

A orquestração de demanda é uma abordagem de marketing B2B usada para coordenar as atividades de marketing desde o topo do funil, a fim de escalonar eficientemente o funil, converter mais clientes e aumentar a receita atribuída ao marketing.

Ao integrar esforços desde o topo do funil de marketing com sistemas existentes de vendas e marketing críticos (por exemplo, automação de marketing e CRM), as empresas aumentam suas conversões e escalam sua contribuição para o pipeline de vendas e a receita, diminuindo os recursos necessários. A orquestração de demanda envolve todos os participantes do marketing B2B: profissionais de marketing B2B, suas agências, bem como seus fornecedores de mídia, dados e tecnologia.

No topo do funil, onde o trabalho manual é a norma e os canais, os dados de segmentação e as fontes de leads são frequentemente desconectadas dos principais sistemas e processos usados para converter prospects em clientes.

Os principais focos de orquestração de demanda incluem:

• centralização de fontes de dados e coordenação de canais de marketing;

• agilizar processos de marketing de demanda no topo do funil;

• aumentar as capacidades de segmentação;

• melhorar a qualidade dos dados dos leads e a integridade do funil;

• integração de prospects do topo do funil e dados de desempenho, com sistemas de marketing e vendas da parte inferior do funil (MOFU/BOFU).

Para isso a função de geração de demanda precisa priorizar duas coisas: estratégia e agilidade.

Estratégia – representada pela capacidade de planejar eficazmente, padronizar programas e modelos de infraestrutura e utilizar a proatividade.

Agilidade – representada pela capacidade de reagir e corrigir o curso quando as coisas não estão indo como planejado.

Manter estes dois eixos em equilíbrio representa marketing de demanda de alto desempenho.

A complexidade do ambiente de marketing exige que se adote várias tecnologias de marketing, a aquisição de fontes de dados adicionais e testar diferentes e novos canais, mensagens e conteúdo para atrair decisores e contas. É preciso saber gerenciar e otimizar corretamente: dados, ferramentas, processos e pessoas.

As empresas que pretendem evoluir devem avaliar holisticamente o grau de maturidade de sua infraestrutura, processos e capacitação da equipe, para identificar os pontos onde os esforços precisam ser priorizados. Todos esses elementos devem ser coordenados holisticamente para funcionar em harmonia, de maneira orquestrada, para que o marketing seja eficaz. Essa abordagem é conhecida como orquestração da demanda.

Uma orquestração harmônica da demanda é atingida no estágio 5 descrito no post: Em qual dos estágios de maturidade do marketing está a sua empresa?

Uma avaliação permite separar os processos em categorias, com objetivos claros, e planejar e priorizar medidas corretivas específicas, que atendam os objetivos da empresa.

 

Se sua empresa pretende iniciar uma nova fase ou evoluir em sua jornada no marketing em direção a transformação digital e disrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.

Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br

CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:

 

 

(Visited 332 times, 1 visits today)
O que é Orquestração da Demanda?
Verified by MonsterInsights