Este post sobre Marketing como serviço é uma adaptação do post veiculado no site Martech Advisors – Marketing-as-a-Service (MaaS): What is it and Why do SMBs need it?, escrito por Sushman Biswas, o qual achei bem pertinente.

Com as demandas dos clientes em rápida evolução, e a crescente dependência da tecnologia e automação, o marketing moderno de hoje, é verdadeiramente uma função multidisciplinar. A única escolha dos profissionais de marketing é se tornar mais capacitado/habilitado em tecnologia de marketing. As equipes de marketing devem adotar um modelo leve, ágil e flexível para a execução de suas operações de marketing.

Líderes de marketing bem-sucedidos percebem que a experiência em marketing da equipe interna é limitada e, com o foco crescente em mídia digital, localização e personalização, as equipes de marketing muitas vezes não possuem o conjunto de habilidades necessárias ou recursos para lidar de forma abrangente com todos os aspectos de uma campanha. Isso particularmente se aplica às PMEs ou as startups – você simplesmente não pode dar ao luxo de investir todos os seus recursos e pessoal na execução de marketing. As equipes internas de marketing em organizações menores precisam se concentrar em seus objetivos estratégicos e necessidades essenciais do negócio.

O que é Marketing como serviço?

Tal como aconteceu com outras operações comerciais, tais como atendimento ao cliente, gerenciamento de vendas, gerenciamento de produtos, que descobriram seu caminho através do uso do CRM na nuvem, o Marketing como Serviço (MaaS) surgiu como um conceito que preenche as lacunas das empresas que procuram ajuda no desenvolvimento de estratégias de marketing, criação e execução de campanhas.

As equipes de marketing podem se beneficiar grandemente em ter recursos externos de marketing. Esses recursos podem fornecer uma visão e perspectiva, dedicar tempo para projetos e as capacitações necessárias para melhorar a execução.

O conceito de Marketing como Serviço (MaaS) envolve a criação de um modelo e estrutura para campanhas de marketing e, em seguida, a implantação desses elementos exclusivos como blocos de construção para campanhas individuais.

O Marketing como Serviço (MaaS) pode ser o divisor de águas para PMEs, fornecendo recursos de marketing e ativos sob demanda, escalabilidade e conjuntos de habilidades profundas na execução. As tarefas constituem uma extensão das atividades necessárias para implantação e operacionalização de softwares de automação de marketing.

A tecnologia substitui um monte de trabalho duro fora do marketing, mas não é uma fórmula mágica que vai resolver todos os seus problemas, pelo menos não por conta própria. Para extrair o valor ideal de uma solução tecnológica, você precisa pensar estrategicamente sobre sua aplicação – onde você implanta? Como você obtém valor máximo dele? Como você assegura a adoção em todos os níveis da sua organização?

Para tirar o melhor proveito do Marketing como Serviço (MaaS), é preciso identificar funções que são essenciais para suas operações e as funções não estratégicas que você pode terceirizar.

Nas PMEs as equipes de marketing são enxutas e estão sobrecarregadas, faltando braços internos, tempo ou capacitação para poder atuar de forma correta e abrangente no padrão omnichannel.

 

Funções normalmente terceirizadas para o Marketing como Serviço

A tecnologia de marketing é um dilema para a maioria dos profissionais de marketing, não só porque exige o domínio das habilidades tecnológicas que são incomuns entre estes profissionais, mas também porque demanda muito tempo e energia para construir um sistema de marketing eficaz e escalável para executar uma estratégia.

Uma consultoria de Marketing como Serviço (MaaS) trabalha para ajudar o cliente a colocar o talento certo por trás dos sistemas de tecnologia que ele precisa para ativar sua estratégia. É tão importante como ajudá-lo a implementar as melhores práticas e processos existentes, então os resultados de marketing podem continuar a progredir com agilidade.

Uma qualquer equipe de marketing que implanta Marketing como Serviço (MaaS) deve definir quais são suas condições para ter sucesso e obtenção de resultados. O sucesso da tecnologia de marketing é mais sobre ciências sociais do que sobre ciência da computação.

As funções normalmente terceirizadas para o Marketing como Serviço são as funções não estratégicas, tais como operacionalização da plataforma de automação de marketing, desenvolvimento de conteúdo, programas de geração de demanda, pontuação de leads, qualificação e gerenciamento de leads.

Com as novas tecnologias constantemente surgindo no cenário de marketing, será difícil para as empresas adquirirem toda a expertise de marketing que elas precisam internamente. Mais ainda, no caso das PMEs e startups, para o qual uma grande equipe de marketing será um investimento extremamente caro. O MaaS é certamente um ponto de inflexão para essas organizações.

 

4 maneiras do   Marketing como Serviço melhorar a execução de marketing

O Marketing como Serviço pode melhorar a execução do marketing de quatro maneiras:

  1. Especialização: quando você contrata um provedor de serviços MaaS, você traz seus conhecimentos e conjuntos de habilidades para sua equipe de marketing. Trabalhando com várias empresas em todas as áreas verticais, seu provedor de serviços MaaS traz uma experiência substancial no nicho de marketing em que operam.
  2. Perspectiva: as equipes internas de marketing e a liderança estão tão envolvidas com múltiplas campanhas que é difícil para eles medir e analisar tudo o que está acontecendo. A mensuração de resultados e a análise são cruciais para as equipes de marketing e, com um programa MaaS, você pode facilmente identificar e reforçar as melhores práticas de eficiência e redução de custos para gerar ROI de suas operações de marketing.
  3. Flexibilidade: a flexibilidade supera a necessidade de continuidade. Os serviços de marketing gerenciados de nuvem simplificaram as operações. À medida que o marketing aumenta sua dependência das oportunidades em tempo real, a MaaS permite que as empresas capitalizem essas oportunidades à medida que elas surgem. Quanto mais ágil o marketing for, maior é a probabilidade de engajar o seu público com mensagens atuais e relevantes, e maior é a probabilidade de ganhar alguma tração com esse prospect.
  4. Produtividade e gerenciamento de tempo: Além de melhorar a execução do fluxo de trabalho, existem várias maneiras pelas quais a MaaS ajuda a criar eficiência nos departamentos de marketing. Quando sua equipe se concentra apenas com suas principais responsabilidades e iniciativas estratégicas, os terceirizados oferecem maior produtividade com melhor gerenciamento de tempo.

 

Escolhendo seu provedor de Marketing como Serviço (MaaS)

Comece avaliando as necessidades de sua organização, onde você sofre com uma má execução, prazos perdidos e ineficiências.

Se o foco de uma iniciativa MaaS for apenas implementar um conjunto de iniciativas táticas sem perguntar "por que" e quantificar os retornos esperados, você deve dar pausa nesse projeto. É extremamente importante para uma empresa MaaS não apenas entender a história da sua marca, mas também ter uma compreensão completa da estratégia de gerar as táticas e as métricas para avaliar o sucesso. Uma empresa MaaS também deve compreender e avaliar de forma holística os sistemas atuais do cliente. Não se trata apenas de avaliar as ferramentas, dados e plataformas atuais que podem estar em vigor – trata-se de avaliar as pessoas, os processos e o desempenho que serão habilitados através dessa tecnologia.

  1. Quais talentos e capacitações a empresa já possui internamente? Como eles podem complementar o provedor de Marketing como Serviço?
  2. Em quais processos o provedor de Marketing como Serviço vai atuar, e quais melhores práticas e processos são esperados que ele introduza?
  3. Qual é o histórico do provedor na implantação e operação desses processos?
  4. Quais tecnologias serão adotadas pelo provedor de Marketing como Serviço?
  5. Quais dados serão necessários para acesso pelo provedor de Marketing como Serviço? Que controle de governança você precisará reter?
  6. Qual é o histórico de sucesso do provedor de Marketing como Serviço no uso de diferentes plataformas de tecnologia?
  7. O do provedor de Marketing como Serviço possui um plano de transferência de conhecimento para a equipe interna ou esta situação de terceirização será permanente?

Para concluir, o marketing como serviço, se implantado no contexto estratégico descrito acima, terá um impacto definitivo no desempenho, escalabilidade e flexibilidade, proporcionando liderança de marketing com o espaço necessário para inovar, experimentar e crescer.

CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:

(Visited 96 times, 1 visits today)
Marketing como serviço para PMEs
Verified by MonsterInsights