Este post se baseia num artigo publicado pela Forbes, de autoria do jornalista Bruce Rogers, intitulado Six Questions Every CEO Needs to Ask Their CMO, que achei bastante pertinente.
A pesquisa Prática do CMO da Forbes revela que o marketing é um dos principais fatores de geração de valor para corporações e deve ser gerenciado como um ativo, e não como um centro de custo.
De acordo com a análise – Marketing Accountability: A CEO Blueprint for Driving Enterprise Value – o marketing pode contribuir com mais de 50% do valor da empresa quando a marca, os clientes e os ativos digitais são devidamente valorizados, e o impacto do desempenho do marketing, a colaboração e a percepções de inovação nos resultados financeiros são devidamente mensurados.
No entanto, poucos líderes empresariais entendem como medir essas dinâmicas, deixando seus ativos mais valiosos sem gerenciamento, e minando os esforços para aumentar o valor da empresa.
Os CMOs devem trabalhar alinhados com a liderança executiva e líderes de unidades de negócios para impactar seis geradores de valor:
-
Valor da Marca: Qual é a contribuição da marca para o valor atual e futuro da empresa? Gerenciamento da marca.
-
Valor do Cliente: Estamos fazendo o necessário para alavancar, proteger e expandir o valor de nosso relacionamento com os clientes? Voz do cliente.
-
Competência organizacional: O quanto a empresa está devidamente preparada para crescer? Orquestração de funções.
-
Efetividade do Marketing: Qual é o ROI gerado pelo marketing para cada real investido nas atividades de marketing? Gerenciamento do portfólio.
-
Plataformas de crescimento digital: Quanto devemos investir em canais digitais para sermos competitivos em relação aos concorrentes, atender e se relacionar com clientes, e obter custos de aquisição adequados? Gerenciamento dos ativos digitais.
-
Inovação: Qual é a importância da inovação para crescer em nossa indústria e ser competitivo? Necessidade de inovação.
O Marketing precisa entender o contexto para saber como compartilhar as responsabilidades pelo crescimento e onde precisa trabalhar junto com a liderança para alcançar resultados coletivos que aumentem o valor da empresa. É preciso reformular a conversa, e chegar a uma linguagem em comum e um conjunto de métricas sobre o impacto financeiro que o marketing tem e a sua inter-relação com e entre vendas, produtos, tecnologia e a compliance que é necessária para que o crescimento aconteça.
Para ajudar os CEOs e suas equipes de liderança a responderem essas perguntas para que elas possam gerar mais crescimento, lucros e valor de seus investimentos crescentes em ativos de marketing, mídia e tecnologia, a Forbes CMO Practice uniu forças com o Marketing Accountability Standards Board (MASB) para formar uma Iniciativa de Responsabilidade de Marketing da Forbes, impulsionada pelo MASB.
Se sua empresa pretende iniciar uma nova fase ou evoluir em sua jornada no marketing em direção a transformação digital e disrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.
Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR: