Toda organização B2B precisa realizar um inventário e auditoria de conteúdo. Se isso não ocorreu na sua empresa ou faz muito tempo, ela deve ser uma prioridade. A auditoria de conteúdo B2B é muitas vezes o melhor catalisador para de maneira tangível demonstrar onde há problemas com a centralidade da audiência, estratégia de conteúdo, qualidade do conteúdo, quantidade de conteúdo, encontrabilidade do conteúdo e todas as outras questões de conteúdo que afligem tantas empresas B2B.

Normalmente, todo mundo acha que é uma ótima ideia, mas ninguém quer executar, e ninguém quer ser o responsável. Muitas vezes, quem é responsável pela auditoria de conteúdo não obtém o apoio cross-funcional necessária para dar sentido a repositórios de conteúdo, ou compreender os proprietários e destinar audiências de ativos específicos e identificar em que fase eles devem ser aplicados a jornada do comprador.

É preciso lutar contra a falta de tempo.

 

O que é um inventário de conteúdo?

Um inventário de conteúdo é uma coleção de dados do seu conteúdo (digital – website, páginas de mídias sociais e impresso). Ao contrário da auditoria de conteúdo, que é qualitativa, o inventário é quantitativo. É uma lista abrangente – tipicamente uma planilha – de todos os ativos de conteúdo, de preferência abrangendo todos os tipos, canais e formatos de distribuição de conteúdo.

Pela perspectiva do marketing, o inventário de conteúdo permite que você opere a partir de uma posição de conhecimento, que permita tomar decisões baseadas em dados.

 

  • Que dados devem incluir um inventário de conteúdo?

Você decide quais dados a coletar com base no seu conjunto de conteúdos, suas necessidades do projeto e seus objetivos. Um inventário típico de website inclui os seguintes dados:

  • Localização (URL)
  • Tipo (HTML, vídeo, imagem, PDF, etc.)
  • Data de publicação
  • Tamanho do arquivo
  • Metadados MR1  – título
  • Metadados – descrição
  • Título da página
  • Títulos H1
  • A contagem da palavra
  • Texto alt imagem
  • Analytics (page views, taxa de saída, bounces, etc.)
  • Links de entrada por página web
  • Links de saída por página web
  • Imagens por página web
  • Áudios por página web
  • Vídeos por página web
  • Documentos por página web

 

Para preparar o terreno para uma auditoria subsequente, é recomendável também coletar dados personalizados tais como:

  • Autor
  • Dono do negócio/ Gerente da Conta
  • Estágio aplicável na jornada do comprador
  • Personas aplicáveis
  • Recomendação (revisar, remover, reter)

 

O que é uma auditoria de conteúdo?

Uma auditoria de conteúdo é uma análise qualitativa de todo o conteúdo inventariado que a empresa possui. Você avalia o conteúdo existente em relação às necessidades dos clientes e seus objetivos de negócios. Ela expõe onde o seu conteúdo realmente vive, como ele está desempenhando, e onde estão as lacunas temáticas.

Com o inventário, você descobre o quê. Pela auditoria, você aplica a sua perspectiva analítica e editorial para descobrir o porquê. Por que razão este conteúdo existe? Que negócio ou objetivo do usuário ele foi criado para alcançar? Por que não cumpriu essas metas?

 

Por que realizar uma auditoria de conteúdo?

Uma auditoria de conteúdo pode ajudá-lo a entender qual o conteúdo leva as pessoas a se engajar com a sua marca, qual conteúdo os leva a comprar ou doar, que conteúdo os mantém fiéis – em suma, quais conteúdos estão performando bem (e quais não estão).

Uma auditoria de conteúdo permite compreender pontos fortes e fracos dos seus conteúdos. Ele ajuda a tomar decisões sobre o que manter, o que arquivar, e o que fazer para ajudar a organização a alcançar seus objetivos.

Se você não sabe o conteúdo que tem, e como ele está desempenhando, não pode ter elementos para melhorar. A chave para a geração e engajamento de mais leads, tráfego e receitas por meio do marketing de conteúdo é através da identificação dos furos em suas entregas de conteúdo.

Com a auditoria de conteúdo, você pode entender que personas comprador e estágios de compra possuem poucos recursos, encontrar e compartilhar conteúdo internamente, acessar dados históricos de desempenho, e identificar quais conteúdos devem ser modificados ou totalmente removidos.

Uma sólida auditoria de conteúdo e mapeamento constituem a espinha dorsal da estratégia de marketing de conteúdo. Uma auditoria de conteúdo bem executada deve ser capaz de ajudar um profissional de marketing compreender três coisas:

  • Quais as fases do ciclo de compra o conteúdo atual está cobrindo, e aonde existem lacunas;
  • Se o conteúdo atual está direcionado às personas do comprador, em caso afirmativo, identificar quais tipos de personas;
  • Identificar o conteúdo adequado x conteúdo inadequado.

 

Melhores práticas

  • Equipes conteúdo precisam realizar inventários e auditorias regularmente.
  • Incluir um grupo multidisciplinar de colaboradores (ou clientes) em seu processo de auditoria, oferece várias vantagens:

     

    • ​​Você pode avaliar mais conteúdo.
    • Você obtém uma visão mais ampla do conteúdo.
    • Você promove buy-in organizacional.
  • É mais fácil atualizar ou melhorar o conteúdo existente, do que começar do zero.
  • Seu inventário e auditoria devem gerar planos táticos para melhorar o seu conteúdo e o endereçamento dos problemas encontrados.

 

Quer saber como realizar uma auditoria de conteúdo? Entre em contato max@2getmkt.com.br

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Inventário e Auditoria de Conteúdo
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