Melhorar a qualidade da experiência do cliente é a principal prioridade dos executivos. Os programas de melhora da experiência do cliente são utilizados para gerar diferenciação e se destacar da concorrência. Isso implica em alcançar ou exceder as expectativas dos clientes, para reter clientes existentes e adquirir novos.
A experiência do cliente é, na verdade, a soma de todas as interações que um cliente tem com uma marca, desde a descoberta inicial da marca ou de um de seus produtos. Atendimento ao cliente, enquanto uma parte importante da equação, definitivamente não é o único fator.
Conseguir o engajamento dos empregados no processo de melhorar a experiência do cliente é fundamental.
Uma experiência omnichannel perfeita significa que, seja on-line ou off-line, o cliente vê a mesma marca, estrutura, valores e tom. Em 2018 as empresas estavam utilizando pelo menos 8 canais para interagir com compradores.
Mapeando a experiência do cliente ao longo da Jornada do Comprador
Os dados a seguir são de uma pesquisa do Aberdeen Group de 02/2018.
Os cinco principais desafios relacionados a experiência do cliente
- Os clientes estão empoderados com uma grande quantidade de informações sobre produtos/serviços.
- As mudanças demográficas dos clientes são dinâmicas.
- Expectativa de experiências consistentes ao longo dos múltiplos pontos de contato.
- Aumento da concorrência requer diferenciação baseada na experiência do comprador.
- Os compradores querem ter o menor esforço para ter suas necessidades atendidas.
Os cinco principais KPIs utilizados para mensurar o grau de sucesso em experiência do cliente.
- Taxa de retenção de clientes.
- Aumento da taxa de satisfação do cliente ano a ano.
- Taxa de crescimento anual das receitas da empresa.
- Crescimento anual da margem de lucro média dos clientes.
- Melhora ano a ano do tempo de resposta às reclamações/solicitações dos clientes.
As empresas que adotam as melhores práticas não sacrificam a rentabilidade para gerar clientes satisfeitos.
Estratégia para gerar uma experiência perfeita para o cliente
- Criar uma visão unificada dos dados e insights do comprador disponibilizada a todos os envolvidos, para que consultem as interações prévias e possam dar continuidade de forma consistente e personalizada. Para se ter uma visão unificada é preciso que haja integração entre os múltiplos sistemas que captam informações do comprador e padronização de dados.
- Entregar informações em tempo real para que empregados possam atuar o quanto antes e evitar de fazer novas ofertas enquanto o cliente não estiver satisfeito.
- Adotar uma estrutura organizacional colaborativa para evitar lacunas na visão unificada do comprador.
- Criar Mapas da Jornada do Comprador históricos e em tempo real segmentados por diferentes grupos de compradores para personalizar as interações através dos canais utilizados. Revisar e atualizar estes mapas mensalmente.
Estas estratégias precisam contar com um orçamento adequado, pessoas capacitadas e tecnologia apropriada.
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