É importante saber como aproveitar todo o potencial que uma plataforma de automação de marketing pode propiciar. Para isso é preciso dominar o básico no uso dos recursos.
Usada da maneira certa, uma PAM – Plataforma de Automação de Marketing, pode ser considerada como o melhor investimento, mas quando é usada de forma ineficaz, é um grande desperdício. De qualquer forma, uma PAM – como qualquer outra tecnologia – é tão boa e eficaz quanto a capacitação da equipe que a utiliza.
Aqui estão 5 maneiras de acertar.
1- E-mail marketing não é Automação de Marketing
Embora o e-mail marketing seja o centro da automação de marketing, certamente não representa o todo da automação de marketing. Se você investir em uma PAM voltada para e-mails, provavelmente acabará investindo em complementos e plugins caros, mais cedo ou mais tarde, porque os dados dirão que o cliente gosta de se engajar com a marca de várias maneiras, e o e-mail é apenas uma delas. Não confunda uma funcionalidade de e-mail realmente boa com a plataforma de automação de marketing (PAM), que é muito mais abrangente.
2- Conheça seus dados, defina sua estratégia, bem como sua estratégia de dados
Alavancar qualquer ferramenta de marketing significa usar os dados de maneira inteligente para levar a mensagem certa ao cliente certo, no momento certo, no formato certo: com as PAMs não é diferente. Mas a qualidade dos resultados será tão boa quanto a qualidade dos inputs, portanto, certifique-se de ter uma estratégia de dados que atenda ao potencial de sua PAM – de onde vêm os dados de contato e como isso pode ajudar a segmentar o público, como aPAM ajuda a construir as personas certas e os perfis dos dados, e o que você fará com os dados gerados por todas as campanhas que for executada? Segundo, tenha sua estratégia de marketing e táticas estabelecidas antes que os PAMs as executem, pode ajudar a rastrear, corrigir e alterar rotas com agilidade. Por fim, uma boa PAM deve ser capaz de executar análises da eficácia das campanhas, para melhorar constantemente os resultados em todas as iniciativas.
Como dados íntegros e de qualidade ajudam na geração de leads
3- Pense além das campanhas
É claro que para otimizar o ROI em qualquer atividade de marketing, você precisa converter o prospect em cliente e depois retê-lo ao menor custo possível. Uma PAM pode fazer muito mais do que campanhas voltadas para conversões. Ela pode ajudar a otimizar o valor da vida útil do cliente quando usada de maneira inteligente. Para realmente obter esses números de ROI, alavanque-a para retenção de clientes, reativação de clientes, vendas cruzadas e up-selling – mas considere se todas as suas campanhas estão "conectadas" umas às outras de uma maneira lógica que pode evoluir com as respostas e crescimento dos clientes. Use a PAM para acompanhar os clientes ao longo do tempo e fornecer comunicações e ofertas cada vez mais relevantes e personalizadas.
4- Evite a manutenção de silos desde o início
Uma boa PAM pode fazer muitas coisas: desde a criação de landing pages e formulários para captura de dados, até campanhas por e-mail, gerenciamento de eventos e integração de mídia social. Antes que você perceba, todos – vendas, marketing e equipes de marketing (gerentes de e-mail marketing, gerentes de mídia social, profissionais de marketing de conteúdo etc.) estão executando suas próprias campanhas. Marketing, Vendas e Atendimento ao cliente precisam trabalhar integrados e em harmonia. Configure seu sistema de maneira inteligente para garantir que haja apenas uma única fonte de entrada de dados e também uma única fonte de relatórios e uma única fonte da verdade. Se você tiver um administrador de PAM ou um gerente de operações de marketing, verifique se eles estão conectados e engajados com todos os usuários e possam ajudar a conectar os pontos. Defina os usuários para que eles tenham visibilidade de todas as campanhas e recebam os relatórios necessários para veicular campanhas segmentadas e garantir que os clientes recebam mensagens e experiências de marca consistentes e bem orquestradas, em vez de vários esforços desarticulados ou até mesmo contraditórios. Ele também garantirá que você obtenha um ROI consolidado que leve em consideração todos os resultados de negócios que o PAM ativou.
Alinhamento entre Marketing e Vendas e o impacto nos negócios
Benefícios do alinhamento entre Vendas e Marketing
5- Evite a síndrome do "recurso sofisticado"
Não invista em plataformas mais caras que disponibilizam recursos sofisticados que provavelmente sua equipe não vai utilizar. Faça uma auditoria objetiva das suas necessidades atuais e futuras e contrate uma PAM que tenha os recursos certos para o seu negócio. Se você se apaixonar pela PAM envenenando-a, assegure-se de que a equipe de sucesso do fornecedor-cliente lhe dê o valor do seu dinheiro em termos de compreensão das dicas e truques para poder aproveitar ao máximo cada recurso, e realmente usar estes extras para impulsionar seus resultados.
Talvez o aspecto mais importante para otimizar o ROI seja a capacitação da equipe que gerenciará a PAM. Muitas equipes de marcas se transformaram organicamente em profissionais de marketing modernos que precisam usar a tecnologia para executar o que era tradicionalmente feito de outra forma. Tirar o máximo proveito de uma PAM ou de qualquer ferramenta de marketing não é apenas conhecer os recursos, mas também precisar de algum grau de conhecimento técnico, familiaridade com os termos e foco nos resultados em termos de conversões e receitas (métricas concretas), em vez de alcance e conscientização (métricas abstratas e de vaidade).
Se sua empresa pretende iniciar uma nova fase ou evoluir em sua jornada no marketing em direção a transformação digital e disrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.
Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR: