O gerenciamento de mudanças é um termo coletivo para todas as abordagens que objetivam preparar e apoiar indivíduos, equipes e organizações na realização de mudanças organizacionais.O gerenciamento de mudanças emprega uma abordagem estruturada para garantir que as mudanças sejam implantadas sem problemas e com sucesso para alcançar benefícios duradouros.

Inclui métodos que redirecionam ou redefinem o uso de recursos, processos de negócios, alocações de orçamento ou outros modos de operação que alteram significativamente a forma de operar de uma empresa ou organização.

O principal objetivo do processo de gerenciamento de mudanças é melhorar a organização, alterando e otimizando os processos de trabalho. A gestão da mudança é o processo, ferramenta e técnica que são usadas para gerenciar o lado humano da mudança para que eles possam alcançar o resultado necessário para os negócios. Para utilizá-la e fazer transições pessoais bem-sucedidas que resultam em adoção e realização, ela incorpora a ferramenta organizacional que pode ajudar os usuários. Seu principal objetivo é implantar as estratégias para efetuar mudanças, controlar mudanças e ajudar as pessoas a se adaptarem à mudança.

 

Benefícios do Gerenciamento de Mudanças

O gerenciamento de mudanças oferece o suporte conceitual para que as pessoas, os processos e a organização implementem as mudanças. Alguns dos benefícios do sistema de gerenciamento de mudanças são:

  • Ajuda a alinhar os recursos existentes dentro da organização e pode responder mais rapidamente às demandas do cliente;
  • Permite otimizar o impacto geral de uma mudança e da organização em avaliá-la, também pode ser implementada sem criar efeitos negativos na administração da empresa;
  • Fornece uma maneira de antecipar desafios e responder a esses desafios de forma eficaz e, assim, aumenta o ROI (retorno sobre o investimento);
  • Ajuda a planejar estratégias eficazes de comunicação e melhora o moral, a produtividade e a qualidade do trabalho;
  • Também melhora a colaboração, a comunicação e a cooperação, além de aumentar a aceitação da mudança;

 

Gerenciamento de Mudanças no Marketing

O Marketing, hoje, precisa atuar como integrador e agente de mudança.  Gerenciar a mudança através das pessoas que precisam adotar a tecnologia, é o maior desafio. As duas tarefas mais difíceis estão em fazer com que os usuários finais realmente mudem seus fluxos de trabalho, e mais adiante, fazer com que as equipes coordenem os trabalhos através silos.

 

A importância do Planejamento

Alinhar pessoas, processos, conteúdo e tecnologia não pode ser feito através de uma série de workshops. Leva tempo e é preciso esforço contínuo. Para a utilização adequada dos recursos, tais como segmentação e integração de banco de dados, sistemas de qualificação mais complexos, campanhas de nutrição via múltiplos canais e entregas de conteúdo dinâmico, entre outras coisas, é preciso um maior grau de planejamento.

Para se ter sucesso na implantação de geração de demanda através de qualquer plataforma de Marketing Cloud, é preciso um trabalho de planejamento e gerenciamento de mudanças, com uma abordagem estratégica que identifique lacunas e estipule processos corretos e bem definidos, que devem preceder a tecnologia. A fase de planejamento deve preceder todas as fases. Deve-se investir uma quantidade de horas mínima no planejamento, pois ele determina a qualidade das outras fases.

Parte do planejamento é uma definição clara e precisa do perfil do cliente ideal, personas do comprador, proposição de valor, jornada do comprador, estratégia de conteúdo, fluxo de leads, estágios dos leads no ciclo de compra e processos que geram ações em cada estágio, além de gatilhos para definir avanços ou recuos no funil. É preciso alinhar processos, pessoas e tecnologiaAs interações digitais necessitam de grande trabalho analítico para desenvolver a lógica que disponibilize o conteúdo adequado pelo canal certo, na hora certa.

A implantação de um Marketing Cloud necessita de um conjunto altamente sofisticado de regras e processos, planejados para poder qualificar, nutrir, gerenciar e promover os leads através das diversas fases do funil de marketing / vendas. Há necessidade de se criar/adicionar novas funções na área de Marketing, criar e adotar fluxos de trabalho mais específicos para os diferentes tipos de engajamento com leads, criar mecanismos de coordenação entre funções e linhas de negócio e padronizar a adoção de um conjunto comum de ferramentas de tecnologia.

Muitas empresas que utilizam Marketing Cloud estão realizando apenas uma fração de seu potencial porque tendem a se concentrar na tecnologia para melhorar a eficiência e executar suas ações táticas. É preciso mais foco em fazer as coisas certas do que em fazer as coisas da melhor maneira, caso contrário, pode-se estar fazendo as coisas erradas da forma mais eficiente, o caminho mais rápido para o desastre.

  • Alinhamento estratégico e organizacional

O alinhamento estratégico é fundamental para se ter uma compreensão clara da estratégia corporativa, seguido de uma compreensão das interdependências entre as diversas estratégias funcionais.

 A maioria das empresas não possui uma área de marketing estruturada.  Deve haver alinhamento entre as áreas de Marketing, Vendas, Produto, e Atendimento ao Cliente, tornando-as corresponsáveis pelos resultados;

No entanto, o alinhamento interno por si só não é suficiente. Só através da conexão das estratégias internas com condições externas de mercado é que uma empresa pode alcançar o alinhamento estratégico verdadeiro.

Alinhe os objetivos de marketing com os objetivos estratégicos da empresa. Em seguida escolha sabiamente suas métricas mais importantes (KPIs) a serem perseguidas.

Estratégias não se executa por si só. Ela define as condições de desempenho. Isso é 50% da equação sucesso. A outra metade vem de poder contar com talentos que possam executar as estratégias.

  • Estratégia de marketing – alinhada à estratégia de negócio da empresa.

Marketing, Vendas e TI não têm escolha, a não ser trabalhar de forma integrada e alinhada para enfrentar os desafios do ambiente de negócios em constante mudança.

Sem a adoção de uma estratégia sólida, processos alinhados e um plano de implantação, o investimento em tecnologia é um investimento inútil. Quando se concentra em táticas em detrimento de se concentrar em estratégias, normalmente isso resulta em execuções eficientes de campanhas pontuais, que utilizam muito pouco do potencial dos recursos que a tecnologia pode proporcionar para gerar demanda, nutrir leads e aumentar as taxas de conversão.

Além de abraçar a mudança, o Marketing deve representar a conexão com clientes, proporcionando experiências incríveis com eles em cada ponto de contato em seu ciclo de vida com a sua organização, e – através dessas conexões e experiências – a construção de uma marca forte e duradoura. Tecnologias de Marketing são só meios para esse fim.

  • Definição de orçamento ou recursos necessários para alcançar o sucesso.

O investimento necessário deve fazer parte de um plano de longo prazo, considerando, além do investimento na tecnologia, o custo total de propriedade, comparado com os KPIs previstos, e objetivos de ROI. Investir na capacitação, seja através de treinamento, contratação de recursos internos ou terceirização dos serviços. Entenda que adotar uma nova tecnologia significa também adicionar novas despesas com capacitação, suporte / apoio.

A alta administração precisa ter todos os elementos para avaliar o montante dos recursos necessários em tempo, tecnologia, pessoal e capacitação.

  • Definição de objetivos concretos e métricas (KPIs).

Alinhamento dos objetivos estratégicos de negócio com os objetivos de marketing; (objetivos, métricas, KPIs). Definir os objetivos de Marketing que suportam os objetivos corporativos e traduzi-los em KPIs que serão utilizados para mensurar o atingimento dos objetivos.

  • Táticas de Marketing – processos alinhados.

Para que as tecnologias – e os profissionais que as utilizam – possam operar com sucesso neste ambiente, é preciso colocar maior ênfase na organização e otimização de fluxos de trabalho e processos.

  • Capacitação da equipe

 É preciso investir tempo e recursos para evoluir e capacitar adequadamente a equipe para utilizar plenamente uma plataforma de automação de marketing em sua plenitude.

 

Conclusão

Soluções de automação de marketing podem ajudar muito a sua área de marketing focar mais no aspecto estratégico e disponibilizar informações valiosas para otimização de processos e ajustes nas táticas.

Antes de investir numa solução tecnológica, as empresas precisam entender seus desafios e planejar como superá-los. Tecnologia é só uma ferramenta que não resolve os problemas de falta de processos e pessoas capacitadas.

Os líderes de Marketing eficazes precisam se tornar agentes de mudança e procurar impulsionar a inovação, estratégia de negócios e crescimento a longo prazo.  O Marketing, hoje, precisa atuar como integrador e agente de mudança. Não apenas estar aberto a novas habilidades e entender como colaborar com novos parceiros, mas também estar preparado para trazer mais ideias originais para a mesa.

 

Consulte a Operação de marketing para saber como podemos ajudar a sua empresa gerenciar as mudanças e a alinhar suas estratégias com as tecnologias e táticas mais adequadas e a obter a capacitação necessária.

Você está empenhado a gerar mudanças no marketing de sua empresa? Precisa de ajuda no processo de mudança? Entre em contato comigo para conversarmos sem compromisso – max@2getmkt.com.br

 

CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:

 

(Visited 458 times, 1 visits today)
Já que a mudança é inevitável, planeje com gerenciamento de mudanças.
Verified by MonsterInsights