As categorias de automação de marketing (gerenciamento de campanhas, e-mail marketing, aplicativos para mobile, inbound marketing, nutrição de leads e pontuação de leads, relatórios e análise, marketing de mídia social) formam um subconjunto significativo de tecnologia de marketing. Todas essas áreas de marketing foram impactadas por análises preditivas, aprendizado de máquina e inteligência artificial, e maior personalização de conteúdo, o novo santo graal de todo o marketing.
Este post é uma adaptação do post 5 Ways Marketing Automation is Evolving, publicado no site Martech Advisor, que achei muito pertinente e didático.
1- A natureza da automação de marketing está evoluindo
Considere isso do ponto de vista de gerenciar o engajamento do prospecto através do ciclo de compra.
De uma estratégia digital única, a automação de marketing evoluiu para um sistema de personalização mais acionável ou baseado em regras (se o prospect fizer o download do eBook, o sistema enviará este e-mail; se o cliente visitar o site, o retargeting começará) para a sua forma atual, que objetiva alinhar com cada jornada individual do cliente.
Hoje, a automação de marketing está indo além da abordagem de compra para englobar estrategicamente toda a experiência do cliente. David Raab, fundador do CDP Institute, descreve esse avatar de automação de marketing como Mecanismos de Orientação da Jornada ( Journey Orientation Engines (JOEs)). Mais recentemente, esses JOEs são habilmente apoiados por plataformas de unificação de dados, como as PDCs, que oferecem aos profissionais de marketing uma visão unificada do cliente – dados valiosos que podem ser aplicados às ferramentas de automação de marketing para executar e fornecer táticas altamente personalizadas.
A ironia é que, como os clientes usam a tecnologia em todas as esferas da vida – especialmente na compra – aumenta, a expectativa de marcas para experiências de marca não intrusivas, autênticas e personalizadas, também está aumentando. Eles esperam que as marcas os conheçam e forneçam esse conhecimento por meio de mensagens e interações personalizadas no momento certo. [O Gartner Research previu que, até 2020, os clientes gerenciarão 85% de seus relacionamentos sem falar com um humano.] Lembre-se de que, embora as máquinas estejam executando cada vez mais o engajamento, a experiência ainda precisa ser autêntica e humana.
As soluções de automação de marketing precisam chegar mais perto do que um vendedor real – com tempo, inteligência e recursos ilimitados – teria feito.
2- O escopo da automação de marketing está evoluindo
O escopo da automação de marketing evoluiu muito além da geração de leads, nutrição de leads, e até mesmo até a conversão / fechamento da última milha. As soluções agora são capazes de lidar com muito mais do que o marketing baseado em permissão – inbound, outbound, e em qualquer outro lugar (marketing social / PDV / eventos (virtual e real) – geralmente chamado de Omnichannel Marketing. Com a integração com outas ferramentas, em termos de mensuração, o escopo foi ampliado, iniciando com a medição de respostas até a análise de relatórios analíticos completos, a análise preditiva e até mesmo a inteligência artificial. Com os avanços nos modelos de atribuição, a capacidade dos profissionais de marketing de acompanhar e medir os resultados de seus investimentos em automação de marketing está sempre melhorando.
3- A estrutura das plataformas de automação de marketing está evoluindo
De ferramentas autônomas e soluções pontuais, os profissionais de marketing podem escolher entre suítes (um fornecedor de marca única fornece várias funcionalidades de automação de marketing), plataformas (um fornecedor fornece uma plataforma ou um palco para vários fornecedores de marcas se unirem, integrarem e trabalharem como uma) e até mesmo nuvens (vários aplicativos diferentes por um ou vários fornecedores que os profissionais de marketing podem escolher – como escolher (e alterar) suas próprias coberturas) que oferecem uma ampla gama de soluções integradas para abordar todos os possíveis componentes do espectro de marketing . Mesmo para soluções pontuais, a integração agora é quase um recurso de higiene: é preciso integrar os dois sistemas de gerenciamento de dados (CRM, PDC, DMP) e as outras ferramentas de tecnologia de marketing e automação no conjunto de tecnologias ou plataforma.
4- As integrações de automação de marketing estão evoluindo
Embora haja compradores para todos os modelos de implantação de automação de marketing – desde soluções pontuais à suítes, plataformas e nuvens, a integração mais profunda do conjunto de tecnologias de automação de marketing parece inevitável. Todos os fornecedores têm que construir uma integração perfeita com todas as outras ferramentas de tecnologia (não apenas marketing) que possam impactar os clientes, para poder gerar informações reais e acionáveis.
Além disso, conectar os pontos entre dados e análises é outra área de evolução: a geração atual de Automação de Marketing ainda está perdendo o fechamento de última milha. Todos nós passamos por retargeting muito depois de termos parado de procurar (ou comprado) o produto, oportunidades perdidas (desconexão / discórdia entre a experiência de coleta de informações on-line e o momento de verdade no ponto de compra) e dissonância pós-compra – o assassino do valor da vida do cliente. A automação de marketing precisa construir todo o espectro de funcionalidades de engajamento da vida útil do cliente – incluindo a "última milha" recorrente de uma experiência de compra.
O foco estratégico da automação de marketing precisa mudar da abordagem de campanha ou componente para a jornada do cliente em sua totalidade para cumprir a promessa da experiência perfeita ao cliente. As áreas mais avançadas da evolução, é claro, incluem o aumento de funcionalidades para atender às oportunidades de MBC, IA cada vez mais sofisticadas, análise preditiva, técnicas e mecanismos inovadores de entrega de conteúdo.
5- Os profissionais de marketing também precisam evoluir
Os profissionais de marketing – como usuários da tecnologia – precisam evoluir. Os fornecedores precisam intensificar e melhorar a capacidade de adoção dos usuários, a capacitação e o aprendizado contínuo dos produtos que oferecem. Isso ocorrerá na forma de interfaces cada vez mais fáceis de usar, assistentes e bots integrados para ajudar o profissional de marketing a usar a tecnologia da melhor forma, e ferramentas de autoavaliação naturalmente integradas nas operações do dia a dia para atualização contínua de habilidades. comunidades de usuários, etc.
Isso é fundamental também porque o software em si é "atualizado" com frequência – na verdade, esse é um ponto de venda para os fornecedores de SaaS. Os pontos de dados – e, portanto, a análise gerada só aumentará exponencialmente. Os profissionais de marketing não podem continuar acompanhando a tecnologia – a tecnologia precisa evoluir para aumentar o aprendizado da experiência do usuário no dia a dia. E isso pode se tornar um negocio para os profissionais de marketing que avaliam fornecedores.
Quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas. A automação de marketing está se transformando no arsenal estratégico indispensável de todos os profissionais de marketing, mas precisará manter o foco (e os profissionais de marketing) na experiência do cliente e na experiência do usuário. A automação de marketing é e continuará a ser o uso de quantidades crescentes de tecnologia com facilidade, para oferecer um engajamento em escala cada vez mais autêntico e personalizado ao prospect ou ao cliente.
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR: