Para ser levado a sério pela alta administração da empresa, os responsáveis pela área de marketing precisam demonstrar um sólido entendimento do negócio. Se você está procurando subir na hierarquia, a visão de negócio é uma habilidade essencial que é fundamental para sua credibilidade e influência.

A credibilidade é baseada em uma série de fatores, tais como sua experiência, confiabilidade e algo conhecido como veracidade. Cada um desses fatores está ligado à capacidade de entender o negócio e de ajudá-lo a crescer. Quando se tem credibilidade, se tem influência. A visão do negócio ajuda-o a alcançar credibilidade e um dos seus benefícios, é a influência.

A visão de negócio reflete na capacidade de assimilar informações de muitas fontes diferentes, a fim de tomar boas decisões de forma rápida e elaborar estratégias apropriadas. Dessa forma o Marketing poderá ganhar notas altas da equipe de liderança por sua capacidade de impactar positivamente e contribuir para o negócio.

O profissional de marketing necessita ter uma visão micro, detalhada de sua área, bem como uma visão macro do negócio. Esta capacidade permite-lhes ver como as decisões que tomam afetam o resto da organização e gera uma comunicação mais efetiva com todas as áreas funcionais dentro da organização.

4 maneiras de cultivar sua visão de negócio

Aqui estão quatro formas de polir e demonstrar a sua visão de negócio.

1- Servir como um membro da equipe de negócios.

Isto vai exigir que você pense primeiro no negócio e depois no marketing. Exige que você aumente seu conhecimento sobre como a empresa funciona e o que é o melhor para sua equipe de liderança. Os membros da equipe de negócios conhecem informações como as receitas anuais da empresa, lucros e perdas, margem bruta por produto, clientes mais valiosos, concorrentes mais significativos, principais profissionais de negócios para o próximo ano ou mais longo, e as principais tendências econômicas e do setor.

2- Lembre-se que você faz parte de um todo.

Um profissional de marketing com visão de negócio compreende o funcionamento geral da organização. Isto requer muitas vezes cultivar relações com pessoas de outros departamentos. Procure e crie esses relacionamentos como uma forma de aprender mais sobre o que eles fazem, como trabalhar juntos e como, colaborando, o Marketing pode servir melhor ao negócio. Conecte-se diretamente com outras equipes voltadas para o cliente, bem como com a linha de produtos, a linha de negócios e os gerentes e líderes regionais.

3- Fique a par dos acontecimentos.

Leia tudo o que puder de outros departamentos da empresa e tudo o que puder sobre o seu mercado, clientes, produtos, concorrentes e indústria. Por quê? Porque você precisa de contexto para as suas decisões. Quando a oportunidade se apresenta, você quer falar a partir da força do conhecimento e dos fatos atuais. As pessoas percebidas como tendo visão empresarial são pessoas que realizam análises ponderadas, o que muitas vezes implica fazer conexões entre vários conjuntos de dados. Adquira o máximo de informação relevante possível e utilize esta informação para dar sentido à complexidade associada à sua indústria e à dos seus clientes. Este tipo de informação ajuda você a ver padrões potenciais e como o futuro pode se desenrolar. Munido desta informação, você está em melhor posição para antecipar e fazer recomendações estratégicas.

4- Gerencie o desempenho a partir da perspectiva do negócio – não da função.

A maioria dos profissionais de marketing tem muitas ferramentas à mão para medir o “trabalho do Marketing”. Há uma riqueza de dados de mensuração e formas de capturar e relatar métricas do website, e-mail, digital e atividade de marketing de conteúdo. Os profissionais de marketing com visão comercial compreendem quais métricas são significativas e relevantes para o desempenho do negócio e como traduzir essa informação em ação. Eles implementam processos e ferramentas que lhes permitem comunicar mais do que o desempenho do Marketing. Eles são capazes de comunicar o impacto do Marketing no desempenho do negócio.

Os profissionais de marketing que conseguem combinar a visão do negócio com a mudança, o tempo e as habilidades de gestão de pessoas são valorizados por mais do que seu talento em Marketing – eles são considerados membros valiosos da equipe de tomada de decisão. Se você está interessado em subir a escada, mova a visão de negócio para o topo da sua lista de desenvolvimento de habilidades.

Prefere discutir estas recomendações ou falar sobre como a sua equipe pode ganhar credibilidade e influência ao melhorar a visão empresarial?

Se sua empresa pretende iniciar uma nova fase ou evoluir em sua jornada no marketing em direção a transformação digital e desrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.

Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br

Fale conosco e agendamos uma conversa sem compromisso!

CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:

 

(Visited 826 times, 1 visits today)
Como o Marketing deve se integrar a visão de negócio da empresa
Verified by MonsterInsights