A pandemia da COVID-19 tem afetado na forma como os clientes interagem com suas marcas favoritas. As empresas estão lutando para fazer uma transição rápida e adequada para suportar mudanças nos modelos de negócios e no marketing e na comunicação com os clientes.
Em função do isolamento social e da situação financeira, boa parte dos brasileiros não está disposta a frequentar locais públicos e aglomerações neste ano. E isso deve gerar mudança de comportamento a longo prazo. Mesmo quando as medidas de isolamento social puderem ser encerradas, nós não vamos voltar ao normal.
“A COVID-19 é uma chamada de atenção para organizações que têm colocado muito foco nas necessidades operacionais diárias às custas de investir em negócios digitais e resiliência de longo prazo. Negócios que podem mudar a capacidade tecnológica e investimentos para plataformas digitais irão mitigar o impacto do surto e manter suas empresas funcionando bem agora, e no longo prazo.” (Sandy Shen- Sr. Director Analyst at Gartner)
O futuro chegará mais cedo graças ao coronavírus.
– Eventos presenciais que se perdem como um canal para gerar demanda.
– O investimento em eventos virtuais e conteúdo online aumenta.
– Praticamente toda a força de trabalho da área de marketing trabalha remotamente e isso gera novos desafios em relação a dinâmica de trabalho.
– Os profissionais de marketing estão se ajustando às mudanças de prioridades, planos e orçamentos. (mídias tradicionais perdem verbas)
– Orçamentos de marketing se tornaram vulneráveis
– Houve quedas enormes no tráfego orgânico na maioria dos mercados
– As taxa de conversão, tiveram quedas na maioria dos mercados.
– Embora tenha havido uma queda grande no número de pessoas pesquisando produtos/serviços, não houve uma queda drástica em CPC, apesar de ter havido um aumento grande no custo por aquisição.
– Aumento das vendas de produtos na categoria essenciais em detrimento de outras categorias.
– Os prospects estão se preparando para se ajustar à sua própria realidade
– Vendedores ficam relegados aos telefones, chats e ferramentas de videoconferências.
– Empresas que empregam mais tecnologia enfrentam desafios menores.
– Aumenta a pressão no marketing para direcionar a jornada do comprador
Com o distanciamento social as pessoas estão procurando novas formas de comunicação e se comunicando mais intensamente. As expectativas da audiência estão mudando. É preciso repensar o Marketing. As empresas investirão cada vez mais em tecnologias para engajar os consumidores.
É necessário rever a estratégia, capacitação de pessoas e processos. Implica em quebrar os silos.
O Marketing deve focar mais no engajamento e menos na promoção.
– Páginas interativas
– Webinars ao vivo
– Webinars Sob Demanda
– Curadoria de Hubs de Conteúdo para cada tipo de audiência (modelo Netflix)
– Landing Pages interativas e personalizadas para cada tipo de audiência.
– Ambientes Virtuais com tecnologia de imersão.
O que o público pós-Covid espera
– Aprender
– Soluções
– Autenticidade
– Participar
– Entretenimento
– Experiências Humanas personalizadas.
Este é o momento para o marketing se intensificar e liderar.
Agora, mais do que nunca, deve-se cumprir com a promessa da marca de sua empresa. Este é o momento para o marketing se intensificar e liderar.
Dados -Todas as tecnologias de marketing – como ABM, análise preditiva, CDP ou automação de marketing – são apenas tão boas quanto os dados de base que as alimentam e da capacitação da mão de obra que vai operar. Se a empresa não tiver dados certos e corretos:
- a capacidade de se comunicar de maneira sensata será limitada (entrega, segmentação de mensagens)
- A análise dos dados analíticos para obtenção de insights fica prejudicada.
A experiência do cliente é vital – os pontos de contato com os clientes podem ser em maior ou menor número ou diferentes. Trazer eventos físicos para o mundo digital. A experiência precisa guiar a jornada do comprador que hoje possui mais pontos de contato. Os profissionais de marketing B2B devem criar de 11-17 interações para viabilizar uma compra (Fonte: SiriusDecisions). Cada experiência leva à experiência seguinte. Possibilite que o público salte de uma experiência para experiência seguinte. Experiências multi-toque aceleram a Jornada do comprador.
Dinâmica fluida – Entender o contexto do momento. Uma mensagem que pode funcionar na segunda-feira pode não ser apropriada na terça-feira.
Sua comunicação – deve entregar valor para seus clientes.
Processos ágeis são vitais
- Capacidade de gerenciar mudanças de prioridades.
- Alinhamento de negócios
- Velocidade de entrega / tempo de resposta ao mercado
- Moral da equipe e aumento da produtividade da equipe
- Produzir maior qualidade de trabalho (equipes focadas em resultados vs. resultados individuais)
Chegou a hora do marketing liderar.
Em geral, os profissionais de marketing terão que fazer o que sempre fizeram de melhor – adaptar-se. Estar no topo das últimas tendências, observar os dados para obter insights e entender novos comportamentos de consumo será fundamental para promover o sucesso das estratégias de marketing.
Se você precisa de novas ferramentas e uma nova plataforma, de cima para baixo, agora é um bom momento como qualquer outro para iniciar o projeto.
Entre em contato sem compromisso para saber como evoluir na maturidade do marketing de sua empresa.
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR: