Um conjunto MarTech (tecnologias de marketing) é composto de tecnologias que os profissionais de marketing utilizam para executar, analisar e melhorar o marketing ao longo do ciclo de vida do cliente. O foco das tecnologias de marketing é melhorar a colaboração interna, medir o impacto das atividades de marketing e atingir os clientes de novas maneiras.

Lembre-se: Estratégia em primeiro lugar, tecnologia vem depois

Antes de você começar a construir (ou atualizar) sua grade de marketing, é fundamental elaborar sua estratégia de marketing. Esta abordagem deve ser moldada em torno de seu produto, seu público desejado, e como alcançá-los. Você terá que analisar cuidadosamente suas práticas de marketing atuais e identificar onde elas combinam com a estratégia e onde elas a obstruem.

Descubra as lacunas nos seus processos e onde você precisa fazer as coisas de forma diferente, e escolha a tecnologia baseada nisso. Uma vez mapeado este processo, você terá uma melhor compreensão das ferramentas necessárias para o seu negócio.

As iniciativas de transformação digital não precisam ser lideradas por toda área de TI ou envolver longas e complicadas RFPs. A transformação digital não se trata de digitalizar o seu negócio, mas sim, “Mudar o potencial do ser humano na organização”.

Em 2020 pode-se identificar mais de 8 mil tecnologias de marketing segundo 2020 edition of the marketing technology landscape.

Para entender como as empresas estão definindo e redefinindo seus conjuntos de MarTech, acesse The ultimate marketing technology stack for 2020

Um roteiro para aprimorar o seu MarTech.

  1. Defina sua estratégia de marketing e o nível de agilidade necessária

    1. Conecte-se com sua equipe de gestão e liderança de marketing: identifique os objetivos de negócio e a estratégia de sua empresa.
    2. Entenda o que está funcionando e o que não está. Reveja seus objetivos de marketing, estratégia e orçamento.
    3. Defina as principais áreas de marketing onde você tem lacunas que se alinham com a sua estratégia.
  2. Faça sua lição de casa: junte-se às comunidades, leia, participe de webinars e conferências

    1. Grupos sociais e comunitários são canais poderosos para
    2. conectar-se com os seus pares e conversas que possam ser relevantes.
    3. Participe dos principais eventos de marketing. As conferências são ótimas para aprender os principais tópicos e entender o cenário dos fornecedores.
    4. Leia, leia, leia. Você encontrará muito conteúdo onde você pode se educar sobre soluções, modelos e melhores práticas.
  3. Conduza uma auditoria dos seus dados

    1. A adoção da MarTech deve ser vinculada à maturidade de dados da empresa. Faça uma avaliação para saber onde você se encontra hoje. Analise as 6 dimensões de dados: Coleta e armazenamento de dados, Qualidade dos dados, Gestão do Funil, Automação de processos, Relatórios e análises, Conformidade.
    2. Elabore um roteiro para alcançar o próximo nível.
    3. Execute o roteiro, algumas dicas: Foco nas Pessoas > Processo > Dados > Tecnologia, nessa ordem. Mantenha todos os projetos / implantação de tecnologia a menos de 6 meses, se não, re-escope. Adote uma abordagem ágil e incremental para evoluir.
  4. Conduza uma análise de gap tecnológico para identificar áreas para desenvolvimento

    1. Tenha uma visão clara do que você tem hoje para determinar o que você precisa no futuro. Quais produtos / ferramentas / soluções podem ajudar a chegar lá mais rápido / fácil / mais eficientemente? Qual é o nível de maturidade de marketing e tecnologia de marketing da empresa?
    2. Entenda o que sua empresa está pagando por ele, compromissos financeiros e acordos contratuais.
    3. O qual é o ROI? Defina o retorno do investimento e o retorno sobre o investimento (seja indireto ou direto).
  5. Forme o roteiro para o papel da MarTech no seu negócio

    1. Use sua estratégia e planejamento de marketing e comece a mapear o caminho para atingir essas metas e objetivos.
    2. Determine o que você tem probabilidade de atingir e selecione as áreas onde você vai investir para crescer ou adicionar novas capacidades.
    3. Determine a viabilidade e priorize: o que é “obrigatório” e quais são os custos para atingi-los.
  6. Avalie os talentos existentes: você precisa adicionar habilidades ou papéis à sua equipe?

    1. Obtenha uma visão completa da sua organização e equipe de marketing.
    2. Avalie habilidades, pontos fortes e fracos.
    3. Reveja as descrições das funções de marketing para ver quais funções eles preenchem atualmente e as habilidades e conhecimentos necessários.
    4. Nunca pare de aprender. Identifique os cursos, workshops e materiais didáticos disponíveis para treinar e aprimorar seus talentos.
  7. Desenvolva um caso de negócios interno e uma equipe de projeto para compras de fornecedores

    1. Reúna uma equipe de trabalho ágil, que se relacione com outras partes interessadas. Faça reuniões e agendas regularmente.
    2. Um caso de negócio é um documento vivo e respirável. Tem como objetivo a adesão e o apoio através da comunicação com a direção.
    3. Não ferva o oceano com detalhes. Os executivos vão querer saber a cronologia, o custo, o “o quê” e porque você precisa.
  8. Trabalhe com compras e finanças para elaboração de uma RFP e de uma lista de fornecedores-alvo

    1. Faça uma pequena lista dos seus três a cinco principais fornecedores que possuam as funcionalidades que você precisa.
    2. Comunique-se com os fornecedores, envie o RFP; confirme o recebimento e o cumprimento do prazo.
    3. Estabeleça relações com o seu parceiro financeiro e de compras. Eles ajudarão a garantir o melhor negócio e assegurarão que os fundos estejam disponíveis para compra.
  9. Procure a experiência de consultores e agências

    1. Obtenha recomendações dos seus grupos comunitários. Eles conhecerão uma agência ou consultor que entregou resultados.
    2. O conhecimento técnico é fundamental. Experiência em instalação e
    3. trabalhar em vários ambientes é importante para evitar atrasos.
    4. Treine sua equipe de marketing. Treine os membros apropriados da sua equipe. Este investimento é importante e necessário.
  10. Entre em contato com os fornecedores, agende demonstrações, mãos à obra, e busque referências

    1. Obtenha demonstrações e, se disponível, garanta o acesso a um ambiente de demonstração para ver como os produtos funcionam.
    2. Obtenha depoimentos e referências, idealmente dentro da sua indústria ou relacionados ao seu negócio (mínimo: 3 a 5).
    3. Entenda as opções de preços e compare com o seu orçamento. Os vendedores trabalharão melhor se conhecerem o seu orçamento.
  11. Escolha um piloto ou uma implementação completa. Contrate e vá em frente!

    1. Não espere semanas ou meses. Comece imediatamente a executar seu plano de implantação com TI, treine seus recursos de marketing.
    2. Defina as métricas. Determine o que medir para que você tenha as principais métricas chaves para compartilhar com os executivos.
    3. Comunique-se com os seus stakeholders de marketing e equipes gerenciais. Certifique-se de que eles saibam como as coisas estão andando e como o investimento está se pagando.

Se sua empresa pretende iniciar uma nova fase ou evoluir em sua jornada no marketing em direção a transformação digital e disrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.

Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br

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