Um conjunto MarTech (tecnologias de marketing) é composto de tecnologias que os profissionais de marketing utilizam para executar, analisar e melhorar o marketing ao longo do ciclo de vida do cliente. O foco das tecnologias de marketing é melhorar a colaboração interna, medir o impacto das atividades de marketing e atingir os clientes de novas maneiras.
Lembre-se: Estratégia em primeiro lugar, tecnologia vem depois
Antes de você começar a construir (ou atualizar) sua grade de marketing, é fundamental elaborar sua estratégia de marketing. Esta abordagem deve ser moldada em torno de seu produto, seu público desejado, e como alcançá-los. Você terá que analisar cuidadosamente suas práticas de marketing atuais e identificar onde elas combinam com a estratégia e onde elas a obstruem.
Descubra as lacunas nos seus processos e onde você precisa fazer as coisas de forma diferente, e escolha a tecnologia baseada nisso. Uma vez mapeado este processo, você terá uma melhor compreensão das ferramentas necessárias para o seu negócio.
As iniciativas de transformação digital não precisam ser lideradas por toda área de TI ou envolver longas e complicadas RFPs. A transformação digital não se trata de digitalizar o seu negócio, mas sim, “Mudar o potencial do ser humano na organização”.
Em 2020 pode-se identificar mais de 8 mil tecnologias de marketing segundo 2020 edition of the marketing technology landscape.
Para entender como as empresas estão definindo e redefinindo seus conjuntos de MarTech, acesse The ultimate marketing technology stack for 2020
Um roteiro para aprimorar o seu MarTech.
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Defina sua estratégia de marketing e o nível de agilidade necessária
- Conecte-se com sua equipe de gestão e liderança de marketing: identifique os objetivos de negócio e a estratégia de sua empresa.
- Entenda o que está funcionando e o que não está. Reveja seus objetivos de marketing, estratégia e orçamento.
- Defina as principais áreas de marketing onde você tem lacunas que se alinham com a sua estratégia.
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Faça sua lição de casa: junte-se às comunidades, leia, participe de webinars e conferências
- Grupos sociais e comunitários são canais poderosos para
- conectar-se com os seus pares e conversas que possam ser relevantes.
- Participe dos principais eventos de marketing. As conferências são ótimas para aprender os principais tópicos e entender o cenário dos fornecedores.
- Leia, leia, leia. Você encontrará muito conteúdo onde você pode se educar sobre soluções, modelos e melhores práticas.
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Conduza uma auditoria dos seus dados
- A adoção da MarTech deve ser vinculada à maturidade de dados da empresa. Faça uma avaliação para saber onde você se encontra hoje. Analise as 6 dimensões de dados: Coleta e armazenamento de dados, Qualidade dos dados, Gestão do Funil, Automação de processos, Relatórios e análises, Conformidade.
- Elabore um roteiro para alcançar o próximo nível.
- Execute o roteiro, algumas dicas: Foco nas Pessoas > Processo > Dados > Tecnologia, nessa ordem. Mantenha todos os projetos / implantação de tecnologia a menos de 6 meses, se não, re-escope. Adote uma abordagem ágil e incremental para evoluir.
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Conduza uma análise de gap tecnológico para identificar áreas para desenvolvimento
- Tenha uma visão clara do que você tem hoje para determinar o que você precisa no futuro. Quais produtos / ferramentas / soluções podem ajudar a chegar lá mais rápido / fácil / mais eficientemente? Qual é o nível de maturidade de marketing e tecnologia de marketing da empresa?
- Entenda o que sua empresa está pagando por ele, compromissos financeiros e acordos contratuais.
- O qual é o ROI? Defina o retorno do investimento e o retorno sobre o investimento (seja indireto ou direto).
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Forme o roteiro para o papel da MarTech no seu negócio
- Use sua estratégia e planejamento de marketing e comece a mapear o caminho para atingir essas metas e objetivos.
- Determine o que você tem probabilidade de atingir e selecione as áreas onde você vai investir para crescer ou adicionar novas capacidades.
- Determine a viabilidade e priorize: o que é “obrigatório” e quais são os custos para atingi-los.
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Avalie os talentos existentes: você precisa adicionar habilidades ou papéis à sua equipe?
- Obtenha uma visão completa da sua organização e equipe de marketing.
- Avalie habilidades, pontos fortes e fracos.
- Reveja as descrições das funções de marketing para ver quais funções eles preenchem atualmente e as habilidades e conhecimentos necessários.
- Nunca pare de aprender. Identifique os cursos, workshops e materiais didáticos disponíveis para treinar e aprimorar seus talentos.
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Desenvolva um caso de negócios interno e uma equipe de projeto para compras de fornecedores
- Reúna uma equipe de trabalho ágil, que se relacione com outras partes interessadas. Faça reuniões e agendas regularmente.
- Um caso de negócio é um documento vivo e respirável. Tem como objetivo a adesão e o apoio através da comunicação com a direção.
- Não ferva o oceano com detalhes. Os executivos vão querer saber a cronologia, o custo, o “o quê” e porque você precisa.
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Trabalhe com compras e finanças para elaboração de uma RFP e de uma lista de fornecedores-alvo
- Faça uma pequena lista dos seus três a cinco principais fornecedores que possuam as funcionalidades que você precisa.
- Comunique-se com os fornecedores, envie o RFP; confirme o recebimento e o cumprimento do prazo.
- Estabeleça relações com o seu parceiro financeiro e de compras. Eles ajudarão a garantir o melhor negócio e assegurarão que os fundos estejam disponíveis para compra.
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Procure a experiência de consultores e agências
- Obtenha recomendações dos seus grupos comunitários. Eles conhecerão uma agência ou consultor que entregou resultados.
- O conhecimento técnico é fundamental. Experiência em instalação e
- trabalhar em vários ambientes é importante para evitar atrasos.
- Treine sua equipe de marketing. Treine os membros apropriados da sua equipe. Este investimento é importante e necessário.
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Entre em contato com os fornecedores, agende demonstrações, mãos à obra, e busque referências
- Obtenha demonstrações e, se disponível, garanta o acesso a um ambiente de demonstração para ver como os produtos funcionam.
- Obtenha depoimentos e referências, idealmente dentro da sua indústria ou relacionados ao seu negócio (mínimo: 3 a 5).
- Entenda as opções de preços e compare com o seu orçamento. Os vendedores trabalharão melhor se conhecerem o seu orçamento.
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Escolha um piloto ou uma implementação completa. Contrate e vá em frente!
- Não espere semanas ou meses. Comece imediatamente a executar seu plano de implantação com TI, treine seus recursos de marketing.
- Defina as métricas. Determine o que medir para que você tenha as principais métricas chaves para compartilhar com os executivos.
- Comunique-se com os seus stakeholders de marketing e equipes gerenciais. Certifique-se de que eles saibam como as coisas estão andando e como o investimento está se pagando.
Se sua empresa pretende iniciar uma nova fase ou evoluir em sua jornada no marketing em direção a transformação digital e disrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.
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