geração de demanda

A geração de demanda engloba todas as iniciativas de marketing que você pode usar para penetrar em novos mercados, promover produtos e serviços, engajar atuais clientes ou alcançar qualquer outra meta chave de marketing.

A geração de demanda começa pela identificação e qualificação de clientes potenciais através de conteúdo e inbound marketing, resposta direta e campanhas por e-mail e eventos, antes de passar por estes leva a uma equipe de nutrição. Esta equipe então qualifica ainda mais estes prospects através de sistemas de pontuação, dependendo do estágio em que o prospect está no funil de conversão, antes de passar estes leads altamente qualificados e nutridos para a equipe de vendas.

A geração de demanda gera demanda para seu produto ou serviço a fim de promover mais negócios. Alguns confundem isto com inbound marketing e geração de leads, a estratégia para atrair o interesse do consumidor ou realizar uma consulta em seu negócio. O escopo da geração de demanda engloba ambas as estratégias de marketing que caminham juntas e muitas vezes se sobrepõem.

                                                                     Geração de Demanda vs Geração de Leads

“A geração de demanda é o sistema de marketing e o motor que faz a ponte com as operações de vendas e receita de sua empresa. Pode incluir vários pontos de contato, desde blogs, criação de listas de e-mail, até promoção de mídia social – todas táticas de inbound marketing que fazem parte da estratégia geral de geração de demanda de uma empresa”. (HubSpot)

Essencialmente, sua melhor estratégia de geração de demanda visa descobrir os melhores pontos de contato para engajar os clientes. Desta forma, uma forte demanda pode ser criada para clientes novos ou já existentes.

A geração de demanda é tanto uma estratégia quanto uma mentalidade focada em construir e nutrir prospects-chave e relações com clientes a longo prazo. É uma forma de adquirir novos clientes e também de manter os clientes existentes consumindo através da personalização, distribuição de conteúdo de alto valor e atendimento excepcional ao cliente. A geração de demanda alinha o marketing com as vendas para atingir seus objetivos.

                                                                  A Geração de Demanda moderna

A geração de demanda tem muitos componentes. No entanto, há certos elementos-chave de uma estratégia eficaz de geração de demanda que toda empresa deve considerar desenvolver. Aqui está uma lista que os compõe:

  1. Defina sua marca e identidade de marca 

    Inclui coisas como seu tom de voz, mensagens, logotipos e cores, mas vai muito além disso também. Também inclui sua proposta de valor único (UVP) e seu código de conduta. A sua marca guia como você fala com seus clientes, mas também orienta como seus funcionários se sentem sobre sua empresa e sobre o serviço ou produto que você fornece.

  2. Desenvolva e aperfeiçoe seus Perfis de Cliente Ideais e Personas de Comprador

    Trata-se de entender quem é o mais adequado para seu produto ou serviço, tanto a nível individual quanto da empresa. As personas do comprador e PCIs orientam a abordagem que Marketing e Vendas precisam seguir para garantir uma experiência mais personalizada e positiva possível a alguém desde o primeiro momento em que ele interage com sua empresa até o final de todo o seu ciclo de compra.

    Insights da Persona do Comprador

    Como as personas do comprador e o mapa da jornada do comprador ajudam a elaborar a estratégia de conteúdo

  3. Estratégia de Conteúdo 

    O conteúdo está no centro de tudo que você faz para criar demanda para seu produto ou serviço e atrair os compradores certos. Ele começa com a certeza de que você está criando conteúdo que realmente fala aos pontos de dor e desafios de sua pessoa de comprador. Disponibilize somente conteúdo de valor conforme a fase do ciclo de compra do lead e pelo canal e formato de sua preferência.

    Quer resultados? Crie conteúdo relevante e pertinente

  4. Escolha seus canais de aquisição 

    Certifique-se de que você está otimizando os canais que seus compradores estão utilizando. Você precisa considerar por quais canais é mais valioso disponibilizar seu conteúdo e em qual formato, para que ele seja visível para seus principais consumidores e compradores e que sejam encontrados no momento certo e forneça valor.

  5. Crie rotas de conversão para gerar leads 

    Você deve estar sempre pensando qual passo você quer que seus compradores deem a seguir e como você pode ajudar a guiá-los até a próxima etapa. Use estratégias de nutrição e rotas de conversão para prever as diferentes maneiras pelas quais cada um de seus compradores pode progredir através de seu funil.

    Orientando a Jornada do Comprador

    A jornada do comprador é uma busca onde podemos oferecer atalhos.

  6. Fornecer uma ferramenta, aplicativo ou recurso gratuito 

    Isto reforça a estratégia de oferecer seu melhor material, e torna um recurso valioso para os anunciantes.

  7. Estratégia do website

    Design e arquitetura do website, técnicas de SEO, landing pages para diferentes etapas da jornada do comprador, páginas dinâmicas para disponibilizar conteúdo personalizado.Uma estratégia sólida do site garantirá que seu conteúdo tenha o máximo efeito, já que os visitantes poderão encontrar de forma rápida e fácil o que estão procurando ao chegar.

  8. Publicidade Digital Direcionada

    Por exemplo, a publicidade paga na forma de campanhas PPC, anúncios direcionados. Então, uma vez que você tenha aumentado seu tráfego orgânico, campanhas de remarketing podem ajudar sua marca a permanecer no topo da mente dos visitantes que não se convertem imediatamente (o que, de acordo com pesquisas, provavelmente incluirá 96% do tráfego de seu website).

  9. Engajamento nas mídias sociais

    Quando você se engaja em conversas com seus seguidores em plataformas de mídia social, ajuda a esclarecer a proposta de venda única de sua marca (USP). Ao mesmo tempo, você é capaz de divulgar as características de produtos/serviços e ofertas especiais através de uma vasta rede para uma exposição máxima.

  10. Construa e Otimize seu conjunto de Tecnologia de Marketing

    Sua tecnologia é um componente chave de como sua equipe e empresa fazem seu trabalho todos os dias. Da automação de marketing à inteligência de vendas à gestão do sucesso do cliente, cada software contribui para a experiência que seus clientes têm com sua marca e a capacidade de sua equipe de lhes proporcionar uma experiência cinco estrelas. Você vai querer ter certeza de que a tecnologia de marketing de sua empresa lhe permite atingir seus objetivos e que cada plataforma se integra o melhor possível entre si, a fim de otimizar todos os dados de seus clientes e oferecer experiências de alto nível.

    Definindo o seu conjunto de ferramentas de tecnologia de marketing

  11. Integrar a mentalidade de geração de demanda em todas as iniciativas de marketing

    Para lembrar constantemente seus consumidores do porquê que eles devem comprar de você, ao invés de um concorrente. Este processo deve se estender por todo o ciclo de vida do lead, e depois por todo o ciclo de vida do cliente. De fato, a geração de demanda não acaba com o fechamento bem sucedido de uma venda – ela deve continuar na forma de um atendimento excepcional ao cliente, o que, por sua vez, resultará recompras e em um pool de indicações a partir do qual sua equipe de vendas poderá engajar novos prospects.

  12. Avaliação de Leads por fases do funil

    Definir um sistema de pontuação para avaliar os leads ao longo dos estágios do ciclo de compra, em função dos diferentes perfis construídos (firmográficos, demográficos, tecnográficos, comportamental).

  • Lead Qualificado pelo Marketing (LQM), o lead deve atender aos padrões determinados por sua empresa. O que constitui um LQM variará, portanto, Vendas e o Marketing devem concordar sobre sua terminologia e definição em todos os pontos de contato.
  • Lead Qualificado de Vendas (LQV): Os leads qualificados de vendas são ouro uma vez que exibiram comportamento de compra e foram verificados.
  • Oportunidade de vendas: São leads qualificados de vendas que após contato concordaram em discutir uma proposta. As oportunidades de vendas são qualificadas como compradores potenciais devido ao alto valor e uma alta probabilidade de fechamento. Estas pessoas têm demonstrado um alto nível de interesse, adequação ou necessidade para seu produto ou serviço.

   13.Mensure o sucesso de suas atividades e otimize de acordo 

Você precisa medir o sucesso de sua estratégia de geração de demanda e entender como atribuir as atividades de marketing à receita da empresa. Todas as mudanças e decisões devem ser feitas com base em dados que o levem a essa decisão, especialmente com sua estratégia de marketing. Relatórios regulares contribuem para o planejamento e estratégia, bem como ajudam a manter todos fora de sua equipe informados sobre o alcance das metas e prioridades. Isso permitirá que suas equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente acompanhem e trabalhem facilmente em direção aos mesmos objetivos compartilhados para garantir que a empresa se encaminhe para a mesma estrela norte: geração de receita e crescimento.

Painel de Controle de Marketing: como organizar a informação e tirar conclusões.

CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:

Acesse a área de Recursos para fazer downloads de avaliações de marketing, whitepapers e calculadoras.

(Visited 671 times, 1 visits today)
13 Componentes de uma estratégia de Geração de Demanda
Verified by MonsterInsights