
A utilização de uma CDP (Customer Data Platform) integrando seus sistemas pode gerar os seguintes benefícios para o seu negócio:
- Aumentar a taxa de conversão ao longo do funil de vendas.
- Destravar o potencial de uso dos dados.
- Enriquecer programas de fidelidade.
- Gera dados para criação de segmentação avançada, alavancando os negócios.
- Otimizar o retorno dos anúncios pagos nas mídias sociais.
- Aprimorar o atendimento aos clientes.
- Ganhar mais insights nos negócios.
A falta de integração entre diferentes sistemas é a raiz dos maiores problemas da transformação digital, tais como: experiências inconsistentes do cliente entre canais, execução descoordenada de campanhas, geração de insights sem fundamento, visão incompleta do consumidor, falta de habilidade no engajamento do consumidor.
Uma CDP é um sistema de marketing que unifica os dados de marketing e de outros canais dos clientes da empresa, permitindo modelar e otimizar a abordagem e engajamento deles, e otimizar a orquestração, o timing e foco das mensagens e ofertas.
Uma CDP alinha os dados com o negócio, ingerindo dados de diferentes fontes, verificando a veracidade e consistência da identidade, criando uma visão unificada do cliente, gerando insights analíticos e com isso interagir de forma consistente com os consumidores de forma orquestrada através de diferentes canais.
Com a utilização de Inteligência Artificial ou Machine Learning, aperfeiçoa a segmentação e análise da audiência, gerando análises preditivas e modelos de personalização para clusters.
CDPs – Customer Data Platforms, para solucionar desafios do Marketing
CDPs- Técnicas para aquisição de dados de clientes
As CDPs – plataformas de dados de clientes – oferecem uma variedade de ferramentas projetadas para adquirir dados dos visitantes do site. Seu sucesso se baseia nas possibilidades de personalizar o conteúdo exibido e mostrá-lo ao cliente no momento certo. Entre as mais eficazes, destacamos:
- Análise de tráfego em tempo real – ao coletar e processar dados em tempo real, é possível fornecer instantaneamente conteúdo adaptado a cada usuário que visita o site; isto ajuda a reagir rapidamente às atividades do contato com uma comunicação pré-definida.
- Pop-up dinâmico – o pop-up que cada visitante recebe consiste em conteúdo gerado dinamicamente com base em sua atividade anterior – a mensagem é ajustada 1 para 1 para mostrar ofertas, artigos ou informações que o visitante possa se interessar.
- Página de destino/Landing Page personalizada – o conteúdo, banners, benefícios que descrevem o produto ou serviço podem ser modificados com base no perfil da visita, ou artigos previamente visitados no site.
- Chat ao vivo automatizado – a janela do chat ao vivo pode ser configurada para aparecer como uma reação ao comportamento específico do usuário, por exemplo, quando ele passa muito tempo em uma determinada página, ele recebe uma janela de chat aberta com a proposta de assistência.
- Prevenção de saída-intencional – engajar os usuários que querem sair do site sem ter praticado alguma ação, oferecendo-lhes alguma promoção ou valor especial, pode manter alguns deles. Uma combinação disso com conteúdo dinâmico, e os resultados podem ser formidáveis.
- Formulários de perfilamento progressivo – o perfilamento progressivo é um método que permite solicitar apenas os dados que você ainda não tem – menos campos para preencher irá estimular a conversão do formulário.
- Conteúdo fechado / oferta de acesso limitado – use incentivos adicionais para dar a um visitante um motivo para deixar seus dados. Primeiro, verifique o que ele estava procurando, depois faça a correspondência com o conteúdo no repositório do sistema e mostre um popup com uma proposta de baixar um ebook especial ou obter um desconto para um produto específico em troca de deixar o endereço de e-mail.
Por que as CDPs – plataformas de dados de clientes- são vitais na estratégia de geração de leads
As ferramentas acima mencionadas são conhecidas no mercado há algum tempo, no entanto, muitas vezes exigem o uso de várias ferramentas e carecem da mesma base de informações sobre prospects. Cada empresa deve ajustar o uso dessas ferramentas para adequar sua estratégia de marketing de acordo com o produto que vende, a duração do processo de venda, ou a especificidade do visitante. As plataformas de dados do cliente permitem que os profissionais de marketing façam pleno uso do conteúdo que produzem – eles podem planejar como e a quem ele deve ser exibido e assim fornecer mensagens, conteúdos e ofertas personalizadas mais relevantes para os visitantes do site. Graças às capacidades de automação e personalização, o processo de geração de leads está ficando menos aleatório, mais consciente e pronto para uma maior otimização.
Se sua empresa pretende iniciar uma nova fase ou evoluir em sua jornada no marketing em direção a transformação digital e desrupção, entre em contato sem compromisso, para saber como a Operação de Marketing pode ajudá-lo.
Mande um e-mail para max@2getmkt.com.br
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:
Acesse a área de Recursos para fazer downloads de avaliações de marketing, whitepapers e calculadoras.
Você está interessado em saber como engajar e converter novos clientes para o seu negócio? Contate-me aqui e vamos falar sobre como podemos ajudá-lo. Siga-nos no LinkedIn, Twitter, Facebook e se você gostar do que viu, cadastre-se para receber