
Segundo Peter Drucker, “o objetivo do Marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço satisfaz o cliente e se vende sozinho”. Ser centrado no cliente como empresa e no Marketing não é opcional. A Forrester afirma que estamos na idade do cliente.
O que significa Marketing Centrado no Cliente?
O marketing centrado no cliente considera o valor de vida útil do cliente e concentra seus esforços de marketing nos segmentos de clientes de maior valor, visando gerar lucros. Claramente, o marketing centrado no cliente requer colocar o cliente no centro de sua estratégia de marketing de forma a criar e extrair o valor do cliente. Somente quando o Marketing é centrado no cliente é que ele pode servir como um gerador de valor.
Como empregar o Marketing Centrado no Cliente
Empregar um marketing centrado no cliente implica oferecer aos clientes uma experiência consistentemente satisfatória e relevante em todos os canais e pontos de contato. Esta abordagem implica em compreender o que é uma experiência consistente e quais são os canais e os pontos de contato relevantes.
Você deve conhecer estes 6 atributos do cliente:
- O problema que eles estão tentando resolver e sua magnitude
- Seu processo para identificar e selecionar soluções para o problema
- As mensagens que ressoam com eles
- Pontos de contato que eles consideram relevantes
- Suas percepções de experiência
- Que canais são críticos para seu processo
Saber estas coisas requer mais do que intuição e experiência. No ambiente atual, é preciso ter dados e compreender o comportamento do cliente. Com bons dados e insights obtidos a partir destes dados, você pode começar a entender a jornada de compra de seus clientes.
Elabore o Mapa de Jornada em torno do Comportamento do Cliente
Mapeie a Jornada do Comprador para melhorar a experiência do cliente.
Quanto mais você puder criar a jornada do cliente em torno do comportamento, melhor você poderá usar os dados e empregar o método científico.
Os mapas de jornada podem ajudar a descobrir pontos de ruptura – aqueles pontos em que os prospects ou os clientes te abandonam – em seus processos existentes, permitindo que você priorize melhorias nos processo.
Um mapa da jornada do cliente é uma ideia muito simples: um diagrama que ilustra as etapas pelas quais os clientes passam no engajamento com sua empresa, seja um produto, uma experiência on-line, uma experiência de varejo, ou um serviço, ou qualquer combinação. Quanto mais pontos de contato você tiver, mais complicado – mas necessário – tal mapa se torna.
A Jornada do Comprador e a Experiência do Cliente
O propósito de qualquer mapa da jornada do cliente é ilustrar o caminho que seu cliente toma a partir da perspectiva dele para qualquer aspecto do processo que você precisa mapear. A base de qualquer mapa da jornada é capturar os passos de seu cliente e os pontos de contato, tais como relatórios de analistas, avaliações/testemunhos de colegas, demonstrações e informações de produtos e canais, tais como telefone, pessoalmente, online, etc., que eles prefiram em cada parte da jornada.
Como mapear a Jornada do Comprador
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR:
Acesse a área de Recursos para fazer downloads de avaliações de marketing, whitepapers e calculadoras.
Você está interessado em saber como engajar e converter novos clientes para o seu negócio? Contate-me aqui e vamos falar sobre como podemos ajudá-lo. Siga-nos no LinkedIn, Twitter, Facebook e se você gostar do que viu, cadastre-se para receber.