CDP-CUstomer Data Platform

Um CDP gera vantagem competitiva através da identificação de contatos relevantes, enriquecimento de dados que irão permitir obter melhores insights e personalização da comunicação. Um CDP permite uma melhor qualidade e interações mais direcionadas com parceiros e fornecedores.

Com o surgimento da era sem cookies e da LGPD tornando os dados de terceiros menos úteis, o Marketing enfrenta novos desafios para entregar experiências personalizadas aos clientes, e os sistemas de CRM falham em fornecer as ferramentas corretas para enfrentar esses desafios. Entenda por que as Plataformas de Dados do Cliente acabam sendo uma solução.

Os dados primários serão cruciais nessa nova era do marketing. Até agora, a melhor maneira de fornecer conteúdo personalizado para o cliente era com o uso de dados de terceiros que permitia a criação de um ecossistema hipnotizante e personalizado para os consumidores. Com as novas restrições, o Marketing fica limitado na alavancagem desses dados. Isso significa que algo tem que substituir os cookies. Neste caso, é necessário o uso de dados do zero e dados primários.

Os dados de terceiros têm sido acumulados por muitas fontes através do Internet, reunidos por empresas (sem conexão direta com o consumidor cujos dados são coletados) e vendidos. Estes incluem informações demográficas, dados firmográficos, ou sinais de compra.

PDCs – Plataformas de Dados do Cliente: o que você faz com elas?

CDP no Marketing: Como se encaixam numa estratégia B2B

O que são dados primários

É a informação do consumidor, que a empresa coleta diretamente de suas próprias fontes e canais de comunicação. Comportamento na Internet, transações (downloads ou compras), ou dados demográficos – tudo o que você pode possuir diretamente do usuário são dados primários. Isto também inclui cliques do usuário, pausas, navegação e tempo gasto.

O que são dados da parte zero

São as informações explicitamente fornecidas pelo cliente, as quais ele compartilha proativamente e deliberadamente. Difere dos dados primários porque fornece às organizações as preferências explícitas do consumidor, em vez das implícitas (que são geradas através das interações da marca com o consumidor).

O CRM não é suficiente para esse desafio

Com o excesso de dados do consumidor oriundo de múltiplas fontes, aumentou o problema dos “dados não estruturados”. A maioria das empresas não tem o software certo para lidar com essa proliferação de dados e poder maximizar as oportunidades que ela traz. Muitos negócios ainda dependem de sistemas de CRM, os quais, afinal, não são projetados para lidar com este tipo de tarefas. Os CRMs são bastante úteis quando para preservar informações limitadas que eles podem extrair do cliente, mas são pouco adequados para os negócios no ambiente atual sem uso dos cookies.

Coletar dados do zero e dados primários, definitivamente não é algo para o qual o CRM foi criado, portanto não há possibilidade de pelo menos armazenar o histórico de navegação de um indivíduo no CRM, enquanto para o CDP tal ação pode ser executada mais rapidamente. Num piscar de olhos.

Para permanecer relevante em um ambiente online, as empresas precisam:

  • Unificar os dados primários.
  • Compartilhar dados primários dentro da organização
  • Enriquecer dados primários com fornecedores de dados baseados em pessoas.

Um CDP é a solução para esses desafios

O foco, na posse de dados primários e de parte zero, é crucial nesta situação. Para poder reunir e gerenciar adequadamente esses dados, e para torná-los acionáveis por todos os canais de marketing, uma Plataforma de Dados do Cliente é necessária.

Ao utilizar tecnologia orientada para dados, como uma Plataforma de Dados do Cliente, o Marketing pode aproveitar dados de parte zero para extrair insights que podem ajudar a oferecer personalização 1 para 1 e assim enriquecer a experiência de seus clientes. Os dados são coletados de numerosas fontes, limpas e combinadas para criar um perfil único do usuário. Estes dados estruturados são então compartilhados com outros sistemas de marketing.

As plataformas CDP permitem que o Marketing trate as informações do cliente, cumpra com as políticas de privacidade e promova a personalização através de múltiplos canais. As plataformas CDP permitirão que o Marketing trate as informações do cliente, cumpra as políticas de privacidade e promova a personalização através de múltiplos canais. Isso porque as plataformas CDP utilizam tecnologia de reconhecimento de identidade que permite ao Marketing e anunciantes unificar dados de partido zero e primários entre identidades e dispositivos, tanto online como offline.

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A importância de um CDP para superar os desafios no novo ambiente do Marketing
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