Hoje a melhor maneira de criar demanda é no dark social. O comportamento do comprador está mudando rapidamente. Muito mais do que as pessoas percebem.
Há grandes mudanças acontecendo no mercado. O surgimento e agora dominância de redes sociais, comunidades e do boca a boca. Redes digitais em escala, desenvolvimento de negócios e Vendas em conteúdo e canais sociais. O incrível poder e a escala do boca-a-a-boca. Estamos na era denominada como dark social.
O que é Dark Social
Dark Social é o tráfego social por meio de compartilhamento de conteúdo via canais privados que são difíceis de rastrear ou identificar. WhatsApp, Telegram, Signal, e-mail e mensagens de texto tipo Messenger, são alguns exemplos disso.
Tráfego direto é todo o tráfego que o Google não consegue categorizar em títulos como social, orgânico, pesquisa paga etc. Cliques de aplicativos, documentos PDF e códigos QR também são classificados como tráfego direto. A natureza privada desses canais torna quase impossível para os profissionais de marketing saberem facilmente qual é a fonte do tráfego.
As 4 principais categorias dark sociais são: aplicativos de mensagens das mídias sociais, plataformas de conteúdo (podcast), comunidades e o boca a boca. Estes pontos de contato mais importantes em uma jornada de compra B2B moderna não estão sendo medidos por um software de atribuição.
A importância de rastrear o tráfego via dark social
A empresa de marketing RhythmOne diz que mais de 84% (Link aberto em nova janela) de todos os compartilhamentos são ” dark “. Isso significaria que você está baseando seus investimentos em publicidade em apenas 16% do que está realmente acontecendo.
Estima-se que 75% do compartilhamento social hoje aconteça no dark social.
A principal função do marketing é CRIAR DEMANDA. E a melhor maneira de criar demanda é no dark social.
A rápida evolução do dark social é inegável. É uma enorme oportunidade para as poucas empresas que reconhecem esta realidade e a seguem em frente.
Como medir o tráfego via dark social
Algumas ferramentas permitem rastrear o tráfego do dark social: Tags UTM (usando o criador de links do Google), Encurtador de URLs (bit.ly ou ow.ly), Botões de compartilhamento social. Se você quer realmente quebrar o código dark social, veja GetSocial ou Po.st. São opções caras, mas você saberá que já cobriu suas bases.
Ao medir o Dark Social, você descobre mais sobre os interesses do seu público. Posteriormente, você pode usar essas informações para gerar demanda, atendendo melhor às necessidades deles.
Ter noção sobre o volume de tráfego de dark social também auxilia a mensurar o ROI de maneira mais correta e, consequentemente, realizar um investimento mais certeiro em suas ações de marketing.
Geração de Demanda e o Dark Social
Os bons profissionais de marketing ajustam suas táticas em fases definidas de acordo com a maneira que seus compradores querem comprar. Eles usam insights qualitativos do cliente, dados quantitativos de negócios, senso comum e intuição para tomar decisões informadas sobre o que fazer a seguir.
As empresas B2B precisam repensar completamente como fazem a atribuição. Elas precisam fazê-lo. Porque não há outra maneira de desenvolver sua estratégia de marketing para o que realmente funciona hoje sem repensar a atribuição.
Agora os profissionais de marketing são responsáveis pelo engajamento de contas, PIPELINE & RECEITA Qualificada (e não pelos leads). Por esta razão as campanhas de anúncios pagos nas redes sociais e mecanismos de busca precisam ser bem focadas para conseguir um CAC dentro da realidade. Há muitas formas melhores de investir em marketing do que em display ads.
As equipes de Marketing precisam ter acesso direto aos clientes e futuros clientes para obter as verdadeiras percepções necessárias para conduzir uma estratégia. Sem perguntar à equipe de vendas o que eles pensam. Sem olhar para relatórios de atribuição. As equipes de marketing precisam executar uma pesquisa primária de mercado. A construção de uma comunidade é a primeira maneira de fazer isso.
O Marketing precisa ouvir os clientes, ter convicção e alinhamento com a estratégia, e executar o marketing com uma visão de longo prazo. E quando se pensa em longo prazo, também se obtém melhores resultados no curto prazo.
É hora de dar menos ênfase na tecnologia e focar nas conversas com os clientes todas as semanas e aplicar os fundamentos do marketing.
A coisa mais valiosa que sua equipe de marketing poderia fazer este ano é reunir as ideias dos clientes continuamente, através da criação e gerenciamento de uma comunidade.
Veja também: Geração de Demanda vs Geração de Leads