Para de se enganar, e de aceitar a visão de certas lideranças desatualizadas que focam só nos resultados de curto prazo. Comece a mudar esse ciclo vicioso e saia da zona de conforto, antes que esse tipo de liderança resolva substituir você e a equipe de marketing.
Se na sua empresa o marketing é avaliado pela quantidade de leads gerados, você caiu numa armadilha. A liderança acaba criando um clima de desigualdade entre Marketing e Vendas e insistindo em copiar as táticas dos concorrentes. Eles são controladores (e acham que entendem de Marketing) e acabam tentando replicar a dinâmica que funciona no B2C, tolhendo o potencial criativo do Marketing.
Eles se baseiam numa visão limitada a produtos, presumindo que têm o melhor produto do mercado, e tudo o que precisam é de uma pessoa habilidosa que possa escrever ótimos textos para anúncios + veteranos de vendas que possam vender qualquer coisa para qualquer pessoa.
A liderança ignora tudo que leva tempo para ser lançado e obter resultados; e que pareça ser não escalonável e não previsível.
A área de Marketing acaba se limitando como um prestador de serviços interno para Vendas (e passam a dispender de 80% a 90% do tempo produzindo artes e apresentações que o time de Vendas “acha” que vai resolver o problema). O Marketing acaba sendo incapaz de pensar estrategicamente o negócio.
Os leads que você está gerando dão a sensação ilusória de que produzirão resultados. Criam inchaço no funil e uma visão irrealistas do desempenho do marketing. Eles só geram muita atividade para o marketing e vendas, que no médio prazo só vão desperdiçar o orçamento, tempo, minar a confiança no marketing e aumentar mais a falta de alinhamento com a área de vendas.
Essa sensação ilusória acontece por que gerar leads é uma atividade que:
- É razoavelmente fácil e rápida de produzir.
- O nível de capacitação envolvida e complexidade é menor.
- Pode ser escalonada com mais investimento e contratação de SDRs.
- As campanhas de geração de leads podem ser facilmente atribuídas à receita com seu software de análise, portanto, parecem ser mais previsíveis.
- É entendida como um funil onde o processo é linear.
- Pode ser terceirizada para uma agência ou um growth hacker gerar leads e agendar reuniões (sem envolver sua equipe interna)
Alguns dos problemas que acontecem na realidade:
- A maioria dos seus compradores (97% a 95%) não está no modo de compra ativo, portanto, seus anúncios e contatos serão ignorados e gerarão um ROI ínfimo.
- Você drenará seu orçamento (publicidade, operação) e promove o desperdício de tempo da equipe de vendas.
- Leads são gerados a partir de fontes ineficientes – o upload de listas de leads é um ótimo exemplo – em que a maioria não interagiu de forma significativa com sua marca.
- A geração de leads não é um indicador realista do desempenho do funil no sentido descendente.
- A função de geração de leads coloca os leads, e não a receita, como métrica principal, de modo que a equipe nunca se concentrará na geração de demanda e no mercado para o público frio.
- A empresa acaba copiando as táticas dos concorrentes, muitas vezes não alinhadas com a estratégia de negócio.
- Os softwares de análise de atribuição não refletem adequadamente a atribuição para o Marketing, pois não capturam informações de atividades do “dark social”, nem das indicações, e influenciadores corporativos.
- Como resultado, seu produto será sempre comparado a outros e sua empresa será vista como “mais um fornecedor”.
- No longo prazo, o desempenho da geração de leads produz resultados decrescentes.
- O CAC tende a aumentar (o CPC tem crescido pelas AdTeachs e em função da concorrência)
- Posicionamento e mensagem de marketing sem diferenciação
- Não há personalização da conta
- A nutrição automatizada por e-mail é uma tática de marketing B2B ultrapassada. Não espere que cadências de e-mail e Inmail automatizadas e padronizados, amplificadas por anúncios multicanal, aumentem seu pipeline.
- A abordagem para vender não está alinhada com a forma de comprar do público alvo.
As atividades de geração de demanda por outro lado, requerem:
- Criar conscientização através da construção da marca, ou gerar demanda, onde você precisa aproveitar as percepções do cliente e ter o conjunto certo de habilidades.
- Equipe mais capacitada, pensando estrategicamente.
- Alinhamento organizacional e operacional entre a liderança, Marketing, Vendas e Sucesso do Cliente.
- Produção de conteúdo de valor, personalizado e diferenciado.
- Os programas de conscientização, geração de demanda e ABM requerem um tempo considerável para serem ampliados.
- As campanhas de geração de demanda exigem uma combinação de auto atribuição, entrevistas com clientes e rastreamento digital que a maioria das empresas desconhece e, por isso, não conseguem ver um impacto na receita.
- A geração de demanda não é linear
- A terceirização de tarefas pode ser feita só parcialmente e requer um bom alinhamento com as equipes internas.
Os programas de ABM e geração de demanda escalam mais lentamente, mas no longo prazo, superam muito o desempenho da geração de leads, com:
- Ciclo de vendas mais curto
- ACV mais alto
- Maior taxa de conversão/ganho de leads