Este post é o quarto que encerra a série de posts relacionados no final.
A Jornada do Comprador no Funil de Vendas – Conclusões
Gerencie cada fase do funil
Há um nível de responsabilidade em cada fase do funil, por isso é importante delineá-lo e avançar com a sua estratégia para todo o funil, e, em seguida, trabalhar com Vendas para obter uma validação acordada.
É importante lembrar que um funil não possui um formato perfeito, não é um triângulo de cabeça para baixo. Na verdade, cada modelo de negócio pode ter um funil diferente, alguns até mais parecidos como uma bacia afunilada com buracos.
Prospects caem para fora do funil por todos os lados, mas também aparecem em diferentes ângulos e estágios. Um prospect poderia entrar no meio ou na parte inferior do funil. Alguém poderia entrar no topo e ir diretamente para o fundo.
Portanto, certifique-se o seu conteúdo conte uma história coesa ao longo de todo o caminho do funil, seja de baixo para cima, de cima para baixo, ou algo do meio para cima ou para baixo.
O Marketing de Conteúdo funciona como uma ponte.
É preciso ter conteúdo para apoiar o comprador em sua jornada em cada etapa. Pense nisso como uma ponte: Se não há nada para ajudar a conduzir o cliente de uma fase para outra, eles vão cair fora e você vai perder a oportunidade de venda.
Conteúdo – é definido como todos os componentes de informação produzidos pelo marketing para comunicar ideias e transferência de conhecimento para o público comprador e vendedor – desempenha um papel crítico na geração de demanda. Mas, quando o tipo de conteúdo criado não se alinha com as necessidades dos compradores e vendedores, ele não consegue dar suporte aos tipos de conversas que são necessários para que o processo de compra progrida.
Permaneça transparente ao longo do Funil
Os profissionais de marketing sabem da importância de serem honestos e transparentes quando se trabalha com os clientes, engajando-os via mídia social, etc., o mesmo vale para o ciclo de vendas. Seja aberto e claro sobre os diferentes estágios do funil e qual será a próxima etapa. Mapeie a jornada para os seus leads, para que eles compreendam o que eles provavelmente vão acessar ou ter que realizar em cada uma das diferentes etapas.
Transparência começa com a primeira experiência do prospect com a empresa, e, geralmente, isso ocorre no seu website.
Se alguém está prestes a baixar um de seus e-books, que eles saibam que eles irão receber um e-mail com o e-book, e, em seguida, no e-mail, que eles saibam que o seu representante de vendas interno vai entrar em contato, e inclua uma foto dele. Melhor ainda, esse e-mail deve vir assinado pelo vendedor.
Se você colocar os melhores interesses da sua audiência em primeiro lugar e pensar sobre as informações que eles precisam para enfrentar seus desafios e pontos de dor, você vai ser apreciado, amado e compartilhada. Mais importante, você também vai ganhar clientes para toda a vida.
Posts relacionados:
A Jornada do Comprador no Funil de Vendas – Parte I- TOFU
A Jornada do Comprador no Funil de Vendas – Parte II – MOFU
A Jornada do Comprador no Funil de Vendas – Parte III – BOFU
CONTEÚDOS QUE PODEM LHE INTERESSAR: