automação de marketing

Quando você gerencia uma PME, você não querer implantar soluções complicadas. Com uma pequena equipe de marketing já sobrecarregada com diversas tarefas, não há recursos e tempo para aprender e testar novas opções extravagantes. Você precisa de algo que seja simples, eficaz e mensurável.

É por isso que indicamos a adoção de uma plataforma de Automação de Marketing para PMEs. O sistema irá automatizar todas as tarefas repetitivas e tediosas, deixando tempo para sua equipe focar em ações estratégicas e construir relacionamentos.

A Automação de Marketing não é mais uma opção voltada só para grandes empresas. Pelo contrário, o mercado de PMEs é um dos mercados de crescimento mais dinâmico. A Operação de Marketing pode ajudá-lo a escolher uma solução adequada ao perfil de sua empresa.

Nenhuma empresa é pequena demais para tirar proveito da automação de marketing. Na verdade, as pequenas empresas são ideais para automação de marketing devido à sua necessidade de fazer mais com menos, de serem eficientes e construir processos de negócios repetitivos. Além disso, as pequenas empresas muitas vezes têm um caminho mais fácil para a implantação do que seus rivais maiores. Tamanho adiciona complexidade. Quanto maior o número de pessoas, maior é a complexidade. Treinamento e planejamento são fundamentais, independentemente do tamanho da organização.

Processos existentes serão avaliados e otimizados. Para as grandes empresas, a inércia é maior. Mudança leva tempo. E quanto mais complexidade somarmos a essa mudança, maior será a necessidade de reforçar a mudança com treinamento, prática e incentivos. As pequenas empresas são mais ágeis para absorver os impactos no tranco. No fim das contas, é menos sobre o tamanho da sua empresa e muito mais sobre a composição de sua equipe de marketing.

 

Por que implantar Automação de Marketing?

  • Ganhos de economia de escala e produtividade na realização de tarefas repetitivas (criação de landing pages, newsletters, disparo de campanhas, gerenciamento de leads), minimizando operações redundantes;
  • Eficácia nos processos de Marketing – maior conversão, mais rapidez e prontidão e mais controle sobre os resultados com métricas concretas;
  • Área de marketing mais ágil e flexível, podendo reagir mais rápido às mudanças do mercado;
  • Nutrição dos seus leads de forma adequada, contatando as pessoas certas na hora certa;
  • Qualificação de leads –capacidade de criar diversos clusters comportamentais e disparar ações que geram mais engajamento e conversão com menos esforço;
  • Facilidade de identificar e otimizar processos existentes (geração de leads e gerenciamento da comunicação através de diversos canais);
  • Segmentação e gerenciamento adequado de prospects e clientes;
  • Campanhas mais focadas e relevantes;
  • Aumento do faturamento através de maiores taxas de conversão em vendas;
  • Rastreamento de leads, análise de resultados e mensuração do retorno do investimento em marketing;
  • Comprovação de ROI: Quando integrado a um sistema de CRM. Fechamento do ciclo de todo o processo, desde o primeiro clique do lead até a compra, sincronizando os dados entre Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente, permitindo mensurar o ciclo de vendas completo;

 

Alguns estudos indicam que as PMEs precisam de automação de marketing principalmente para gerenciamento de contatos (74%), e-mail marketing (55%) e campanhas de gotejamento (43%).

Embora a necessidade de introduzir automação de marketing seja amplamente reconhecida e declarada entre as PMEs, os profissionais de marketing têm dificuldade em escolher a plataforma certa. Eles sabem que a automação agrega valor, mas têm problemas com a tomar a decisão final.

 

Recursos de automação de marketing mais úteis para PMEs

Automação de Marketing oferece uma enorme quantidade de funcionalidades. De acordo com empresários pesquisados, os recursos mais funcionais são:

 

  • Newsletters e landing pages: você pode criar e-mails convincentes e páginas de destino sem ter que chamar alguém com habilidades técnicas ou conhecimento de HTML.
  • E-mails de recuperação de carrinho de compra: é recurso favorito de todos os profissionais de marketing de comércio eletrônico. E-mails com oferta para carrinho de compras abandonado podem geram taxas de conversão 621% maior do que e-mails disparados em lote.
  • Emails de resposta automática: como mensagem de boas-vindas, de agradecimento, ou reativação. Como eles são enviados para o usuário individual, em resposta a uma ação/comportamento, o conteúdo é customizado ao contexto particular que o cliente se encontra naquele momento.
  • Geração de Leads: criar e gerenciar formulários personalizados de contato para conversão de leads para o banco de dados. Plataformas de automação de marketing permitem criar e disponibilizar em seu site e gerenciar contatos adquiridos, sem necessidade de conhecimentos técnicos de programação.
  • Otimização da distribuição de conteúdo: Muitas vezes os proprietários de PMEs de nicho são peritos em seu campo, mas quando eles tentam compartilhar conteúdo, ele toma a forma de um blog que ninguém lê. Que desperdício! Com Automação de Marketing você desbloqueia o potencial do seu conteúdo com uma distribuição eficaz.
  • Mensuração de resultados: problema mensurabilidade é um dos maiores desafios para as pequenas empresas, como empresários não têm tempo para aprender como medir o desempenho de suas ações, um monte de sua energia e recursos é desperdiçado. Com Automação de Marketing mensurar a eficácia é mais fácil. Permite mensurar o valor gerado pelo marketing em seus diferentes programas (e-mail mkt x AdWords, por exemplo), geral e individualmente, permitindo otimizar os gastos nas campanhas mais produtivas –acaba-se o “achismo” e dá-se início a era da tomada de decisão sobre dados REAIS e DETALHADOS;

A Automação de Marketing é uma grande ferramenta para PMEs, embora tomar a decisão e escolher a plataforma possa parecer assustadora. Mas com tantas opções disponíveis, pergunte-se "O que a Automação de Marketing deve melhorar em nossa empresa? O que exatamente precisamos? ".

Utilizar um Sistema de Automação de Marketing não é apenas automatizar o Marketing, mas sim repensar o Marketing (processos, tecnologia, pessoas e conteúdo). É dar a oportunidade de comprovar o seu devido valor para o negócio e aproveitar o que essas ferramentas oferecem.

A Operação de Marketing pode orientá-lo a encontrar uma plataforma que atenda o perfil de sua empresa, realizar a implantação, treinar sua equipe ou operar de forma terceirizada.

 

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