O marketing de permissão leva a melhores resultados, porque as suas comunicações são:
- Antecipadas – o Lead está esperando por seu e-mail.
- Relevantes – o conteúdo é algo em que o lead está interessado
- Pessoal – o conteúdo é relevante para o Lead.
As ferramentas de automação de marketing permitem essas três atividades.
- Coletar permissão – precisa de um formulário e oferta de conteúdos em seu site.
- Gerenciar permissão – de modo que as comunicações sejam antecipadas.
- Usar permissão: garantindo que o conteúdo seja relevante e personalizado.
Plataformas de automação de marketing (PAM) são projetados com essas três ações de marketing em mente. Para usar Marketing de Permissão corretamente, é preciso criar os fluxos de trabalho e regras para o seu modelo de negócio.
Coleta de permissão
Seu público alvo fornece os dados de contato, em troca de receber informações mais profundas sobre os temas que sua empresa aborda. Seu PAM faz isso com as ferramentas para criar formulários de opt in para uso em seu blog/site. Estes leads opt-in representam o grupo mais engajados.
Para a coleta de permissão opt in, sempre garanta que seus formulários tenham um check box opt-in caixa ou declaração como: "Fornecendo o seu endereço de e-mail significa que você está optando para futuras comunicações.
Gerenciamento da permissão
Existem três componentes que uma PAM utiliza para gerenciar a permissão: gerenciamento de assinaturas; filtragem; e prevenção de erros.
Gerenciamento de assinaturas é poder disponibilizar várias opções de inscrição. Permita que as pessoas optem por participar seu blog, seus webinars, convites para eventos e comunicações sobre produtos. Dependendo dos recursos de sua PAM é possível lidar com tudo isso automaticamente uma vez que seja configurado. Para configurar um sistema geralmente significa ir além da caixa de seleção de cancelar o cadastro subscrição. Você vai precisar um “centro de preferências” adicionando novas caixas de seleção para cada tipo de assinatura, e então determinar regras para quando essas caixas sejam mudadas.
A filtragem permite que você veja uma lista dos leads opt-in que apresentem um conjunto específico de comportamento. Seu MAP terá este recurso que é frequentemente chamado de "lista inteligente", que disponibiliza os leads que você pedir. Usar listas inteligentes para acessar leads opt-in que estão interessados no produto X é vital obter uma permissão.
Prevenção de erros é ter processos e construir regras de salvaguardas que um PAM disponibiliza. Um exemplo é prevenir que um e-mail seja enviado a mais de 10.000 leads, a menos que um gerente sênior aprove. Outro processo é ter sempre duas pessoas olhando para uma campanha. É muito fácil disparar por engano uma campanha para uma lista errada. Alguns PAMs permitem definir regras para impedir que leads recebam mais do que X e-mails por dia ou por semana; você também pode bloquear não Administradores de disparar campanhas maior do que digamos, 50.000 contatos de cada vez, sem que haja uma supervisão.
Esses recursos de automação de marketing trabalham em conjunto para garantir que o lead antecipe a sua próxima comunicação.
Usando permissão
Conforme o lead progride através de funil, ele vai aumentando a permissão para a comunicação e construção de relacionamento. Esta permissão pode ser revogada a qualquer momento, assim, a comunicação deve ser feita com cuidado, utilizando conteúdo que seja relevante e personalizado para o Lead.
Um PAM ajuda você a fazer exatamente isso. A cada dia, novas funcionalidades são adicionadas no mundo da personalização automatizada. Ela pode solicitar maiores informações de forma progressiva e personalizar com conteúdo dinâmico, e-mails e até mesmo páginas da web com base nas informações que seu público tiver fornecido, com permissão!
Mensagens focadas irão incentivar o lead a baixar mais de seu conteúdo através de páginas e formulários que você cria com um MAP. Cada vez que um lead preenche um novo formulário de perfil progressivo, ele fornece mais detalhes sobre quem é, e como você pode ajudá-lo, dando permissão adicional para enviar mais informações. O lead pode até estar preparado para pedir-lhe para chamá-lo.
E se você configurar seus fluxos de trabalho com marketing de permissão e seus clientes em mente, todas essas permissões são coletadas, gerenciadas e utilizadas automaticamente.
E o Marketing de Permissão funciona realmente?
Tem gente que ainda acredita que o disparo em massa indiscriminado não prejudica seus esforços de marketing e nem degrada sua lista de contatos ou gera custos por falta de higienização.
Um estudo de 2011 da Clickz, comparando aberturas e taxas de cliques entre listas opt-in e listas opt-out, apontou:
- Aberturas nas listas opt-in eram duas vezes mais elevada do que das listas opt-out.
- As taxas de cliques nas listas opt-in também foram duas vezes mais elevadas em média: 1,5% vs. 3,0% +.
O marketing de permissão não é apenas sobre seguir as regulamentações governamentais, mas sim de tratar seus clientes como você gostaria de ser tratado na mesma situação. Lembre-se de concentrar-se na plateia, o que eles querem, e peça permissão para dar-lhes o que eles querem. A automação de marketing apenas torna o gerenciamento de tudo isso mais fácil.
Entre em contato com a Operação de Marketing para saber como podemos ajudar a sua empresa a adotar estratégias e táticas de marketing moderno.
Gostou desse post? Cadastre-se em nossa newsletter semanal para acessar nossos posts.
CONTEÚDO QUE PODE LHE INTERESSAR: